Ajustes em linhas de Pinhais reduzem tempo de trajeto quase pela metade 05/12/2019 - 15:46

A partir desta quinta-feira (05), três linhas do Sistema Integrado de Transporte – SIT, que realizam atendimentos no município de Pinhais na ligação com Curitiba, na região do Bairro Alto, serão alteradas. As mudanças buscam otimizar os atendimentos, viabilizando trajetos mais rápidos e com maior disponibilidade de horários.

A primeira mudança será com relação a linha C42 – TERMINAL DE PINHAIS / TERMINAL BAIRRO ALTO. Ela terá seu itinerário encurtado, buscando realizar a conexão entre os terminais de Pinhais e Bairro Alto de forma mais rápida. A expectativa é que o trajeto, que hoje é realizado em aproximadamente 30 minutos, seja feito em 17 minutos.

Para o presidente da Comec Gilson Santos, a mudança busca trazer mais agilidade nas conexões que possuem maior demanda do sistema. “Nesta região, a maior demanda está na conexão entre os dois terminais. Por isso faremos com que a C42 realize esse trajeto da forma mais rápida possível. Teremos ganho significativo de tempo para o maior número de usuários”.

Com a mudança, a linha C42 deixa de atender a região do Jardim Atuba I. Por isso teremos a segunda e terceira alteração, que é a unificação das linhas C41 – BAIRRO ALTO / EMILIANO PERNETA e C23 - EMILIANO PERNETA. Esta junção, além de ampliar o atendimento realizado pelas linhas, permitirá que os moradores do Jardim Atuba I, Emiliano Perneta e Jardim Luzitano realizem a conexão com ambos os terminais. Hoje a C41 só possui conexão com o Terminal do Bairro Alto e a C23 com o de Pinhais. Além de atender um maior número de usuários, a mudança traz duas possibilidades de importantes conexões para os moradores da região, além de criar novos horários na grade de atendimento.

Gilson Santos reforça que o grande desafio do Transporte Coletivo é “ganhar agilidade, mesmo enfrentando a concorrência com os veículos individuais que crescem expressivamente”.

Atualmente cerca de 1.500 pessoas realizam este trajeto todos os dias, por sentido.