PAC da Mobilidade - 2014
O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, selecionou projetos para melhorar a infraestrutura viária das 12 cidades que sediaram a Copa do Mundo de 2014.
A COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) ficou responsável pelos projetos que melhoram a mobilidade da região metropolitana de Curitiba, proporcionando maior fluidez e segurança nas vias de comunicação com o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
Todas as obras têm financiamento do governo federal e contrapartida do governo do Paraná.
As obras do PAC da Copa sob responsabilidade da COMEC são:
- Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, na Avenida das Torres (trecho São José dos Pinhais);
- Corredor Marechal Floriano (requalificação da Avenida das Américas, em São José dos Pinhais);
- Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano – SIMM;
- Vias Radiais de Integração: Rua da Pedreira (em Colombo e Curitiba) e Via da Integração (em Pinhais e Curitiba).
Corredor Aeroporto-Rodoferroviária
Localizada na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais até o acesso ao aeroporto.
O corredor é o principal eixo de ligação do Aeroporto Internacional Afonso Pena à Rodoferroviária de Curitiba. Para dar maior fluidez ao trânsito, em São José dos Pinhais serão retirados os sinaleiros e as torres de energia para implantação de mais uma pista, em ambos os sentidos.
A obra compreende a requalificação da Av. das Torres (divisa entre os dois municípios), da rua Comandante Aviador José Paulo Lepinski e da rua Rocha Pombo. Também serão construídas três trincheiras para veículos e passagens em desnível para pedestres. Também serão feitos serviços de pavimentação, iluminação, calçamento, ciclovia e paisagismo. A via será totalmente urbanizada e ligará os parques locais.
Corredor Marechal Floriano
O Corredor Marechal Floriano é um importante eixo de ligação viária entre o aeroporto e o centro de Curitiba. O projeto tem 3,41 quilômetros de extensão e prevê a requalificação da Avenida das Américas, em São José dos Pinhais.
A obra compreende a construção de duas trincheiras (nas ruas Joaquim Nabuco e Claudino dos Santos), ampliação da ponte sobre o Rio Iguaçu, restauração de pavimento, pavimentação, iluminação, calçamento, ciclovia e paisagismo.
Também será feito o prolongamento da canaleta exclusiva do sistema integrado de transporte da Av. Marechal Floriano (em Curitiba) até o Terminal Central de São José dos Pinhais.
SIMM
O Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano (SIMM) vai dar agilidade e segurança nas principais vias de acesso a Curitiba por permitir o monitoramento em tempo real.
O SIMM é complementar ao sistema de Curitiba e será feito em quatro plataformas: circuito fechado de TVs (CFTV), painéis de informação variáveis, tecnologia embarcada no transporte coletivo e controladores de semáforos. As câmeras de circuito fechado vão monitorar o fluxo dos veículos enquanto os painéis variáveis vão repassar aos usuários as orientações sobre a situação do trânsito. Todas as informações serão direcionadas a um Centro de Controle de Operações, onde técnicos vão monitorar a mobilidade.
Via Radial de Integração – Av da Integração
A obra na Av. da Integração vai melhorar a mobilidade entre Curitiba e Pinhais, através da requalificação das vias existentes.
A obra terá uma extensão de 5,145 km e inclui recapeamento, iluminação, drenagem e paisagismo (calçada, ciclovia). A requalificação inicia na confluência da rua Madalena Sofia Borat com a rua José Zgoda (em Curitiba) e se estende até a Avenida Jacob Macanhan (em Pinhais). A ligação com a BR 116 (Linha Verde Norte) se dará na continuidade da rua José Zgoda até a trincheira Gustavo Rattmann.
Via Radial de Integração – Rua da Pedreira
A requalificação da rua da Pedreira melhorou a mobilidade e se tornou uma nova ligação entre Curitiba e Colombo.
A obra inicia na rua Roaldo Brun, no bairro Atuba, em Curitiba. A requalificação segue pela rua da Pedreira, em Colombo, onde será construída a ponte do rio Atuba. Após a ponte, as obras continuam pela rua da Pedreira até chegar no cruzamento com a Avenida São Gabriel. As melhorias de infraestrutura se estendem pela Avenida São Gabriel, seguindo pela rua Raphael Francisco Greca até chegar na rua Jacob Bertolin.