BRDE e Secretaria do Desenvolvimento Urbano renovam parceria 06/03/2015 - 16:53

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) renovaram até 31 de dezembro de 2018 o convênio que permite financiamento a prefeituras de municípios paranaenses. O convênio possibilita que as cidades tenham apoio financeiro para compra de equipamentos, executar obras de infraestrutura e projetos de modernização administrativa.

O aditivo contratual foi assinado no dia 06 de março na agência Paraná do BRDE, em Curitiba, pelo diretor-presidente da instituição, Jorge Gomes Rosa Filho, e pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.

A parceria entre BRDE e a secretaria nasceu em 2006 e foi potencializada em 2014, com a conclusão do processo de capitalização do banco de fomento feita pelo governador Beto Richa. Os R$ 200 milhões aportados pelo governo estadual viabilizaram a criação do programa BRDE Mais Paraná, que irá atender municípios em demandas por investimentos voltados à construção, ampliação, reabilitação ou reforma de obras estruturais urbanas.

A mecânica do programa é a seguinte: a secretaria receberá os projetos das prefeituras e, após liberação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), encaminhará a operação de financiamento junto ao BRDE.

Somados aos R$ 200 milhões, a instituição financeira já disponibilizou outros R$ 200 milhões para apoiar as administrações municipais paranaenses na compra e implantação de sistemas que modernizam a gestão tributária e de gastos públicos. “Depois de muitos estudos e trabalho intenso vamos, enfim, destravar a parceria que beneficiará cidades e cidadãos paranaenses”, disse o diretor-presidente do BRDE.

O secretário Ratinho Junior revelou que existem muitos projetos já em análise na secretaria e que logo entrarão em fase de execução. “Com muita frequência vou a Brasília em busca de recursos para obras nos municípios paranaenses e lá já ouvi que nosso Estado só perde em número de projetos para o PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. Ou seja, há demanda e a união da Secretaria do Desenvolvimento Urbano com o BRDE vai dar vazão a esses projetos. Afinal, não adianta ter planos e não ter os recursos para implementá-los”, disse Ratinho Junior.

O histórico da união entre BRDE e a secretaria aponta que 76 contratos de financiamento com prefeituras de municípios paranaenses foram firmados, totalizando R$ 68,7 milhões em recursos destinados a projetos de infraestrutura.

Outro fruto da parceria entre BRDE e a secretaria, o contrato firmado com a prefeitura de Guarapuava, em dezembro de 2014, permitiu o investimento de R$ 5,88 milhões em obras de pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, calçada, meio-fio de sarjeta, passeios, acessibilidade e sinalização viária. Os recursos são oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a operação marcou o início de um novo modelo de financiamento a municípios.

Também participaram da reunião representando o BRDE o diretor administrativo da instituição, Nivaldo Assis Pagliari, os conselheiros administrativos, Valmor Weiss e Edgard Ribeiro Pimentel, o superintendente da agência do Paraná, Paulo Cesar Starke Junior, a gerente de Planejamento, Juliana Souza Dallastra, o gerente de Operações, Thiago Tossato, o gerente Jurídico, Luís Carlos Prandini, gerente Administrativo, Sandro Hauser. Pela secretaria, participaram o superintendente executivo, Wilson Bley Lipski, o diretor de Administração e Finanças, Claudio Stabile, e o coordenador de Estudos e captação de recursos, Alexandre da Silva Simas.