Caminhadas na Natureza em Balsa Nova 18/10/2012 - 10:32

O projeto Caminhadas na Natureza, da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e da Emater Paraná, será neste sábado (20 de outubro), em Balsa Nova (na Região Metropolitana de Curitiba).

As Caminhadas na Natureza fazem parte das políticas públicas do Estado para o desenvolvimento rural. Segundo Antônio Ricardo Milgioransa, coordenador estadual de Turismo Rural da Emater, além de incentivar e ajudar a fortalecer o turismo rural, o projeto possibilita a um grande número de agricultores familiares ter também uma geração de renda complementar. “Além das atividades turísticas integradas ao meio urbano e rural, incentivamos também a comercialização dos produtos cultivados pela agricultura familiar”, ressaltou Milgioransa.

O Circuito Campos de Tamanduá, em Balsa Nova, distante 55 quilômetros de Curitiba, terá percurso de 11,7 quilômetros por propriedades do Segundo Planalto dos Campos Gerais. “A dificuldade do trajeto é de porte médio. Durante a caminhada os participantes poderão contemplar áreas com criações de ovelhas, de gado de leite, de cavalos e de aves, além de plantações”, explicou a socióloga Marilda Gadens Baduy, do escritório regional da Emater de Balsa Nova.

As inscrições podem ser feitas até o dia do passeio, mas para facilitar a organização e os pedidos de café e almoço rural, os organizadores recomendam que elas sejam feitas até 18 de outubro. “Isso ajuda na preparação local para o atendimento dos participantes. Outra dica é que o caminhante utilize calçado confortável e roupas apropriadas, como boné e camisetas, filtro solar e repelentes para insetos”, completou Marilda Baduy.

CAMINHADA INTERNACIONAL NA NATUREZA, EM BALSA NOVA

Circuito Campos do Tamanduá, 11,7 quilômetros

Dia: 20 de outubro (sábado)

Local de concentração: Recanto dos Arcos