Campo Largo terá R$ 54,9 milhões em obras de saneamento 31/07/2013 - 10:30

O governador Beto Richa assinou, no dia 30 de julho, ordens de serviço para início das obras da Sanepar em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, que somam R$ 54,9 milhões. Será executada a ampliação do sistema de distribuição de água e de esgoto sanitário. A meta é que 77% dos domicílios de Campo Largo tenham cobertura da rede de esgoto até 2015.

No sistema de esgoto, serão aplicados R$ 44 milhões em melhorias na estação de tratamento Cambuí, construção da estação de tratamento Itaqui e das estações elevatórias de esgoto Jardim Itália, São Luiz, Vila Lourdes e Acácia e na execução de 112 quilômetros de rede coletora de esgoto e 5.211 novas ligações prediais.

No sistema de abastecimento de água, os recursos serão aplicados na melhoria da captação de água bruta na barragem do Rio Verde e na execução de 6,9 quilômetros de adutoras e 16,3 quilômetros de rede de distribuição de água. O investimento total será de R$ 10,9 milhões.

“Estamos fazendo em Campo Largo um dos maiores investimentos em saneamento, do Estado”, disse o governador Beto Richa. Ao todo, a Sanepar investe R$ 2 bilhões no Paraná. “É importante reafirmar que para cada 1 real aplicado em saneamento, são economizados 5 reais em serviços de saúde. Muitos governantes não gostam de investir em saneamento, porque é uma obra que não aparece. Minha gestão tem o compromisso de zelar pela saúde dos paranaenses e, por isso, saneamento é uma prioridade do governo”, afirmou Richa no encontro, que teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni.

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, disse que as obras nos sistemas de água e esgoto irão atender a 100 mil pessoas em Campo Largo, praticamente toda a população do município. Atualmente, apenas 45% do município têm ligação com rede coletora de esgoto.

“Com a rede de esgoto alcançando 77% da população, Campo Largo irá superar a média do Brasil, que é de 53%, e a do Paraná, que é 65%”, disse Ghignone. Além disso, as obras irão criar oportunidade de emprego. A previsão é que oito mil novos empregos as vagas empregos diretos e indiretos.

“O abastecimento de água e o sistema de esgoto são necessidades básicas da população e a melhoria na nossa cidade, com esses investimentos, refletirá diretamente na saúde e nos indicadores sociais do município”, afirmou o prefeito Affonso Portugal Guimarães.

O prefeito contou que desde o final da década de 1990 o contrato com a Sanepar estava vencido em Campo Largo. “Nós renovamos e agora pudemos garantir esses importantes investimentos para a cidade”, disse Affonso Guimarães.

Participaram do encontro em Campo Largo os secretários estaduais do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e do Emprego, Trabalho e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli. Também participaram os deputados estaduais Artagão Junior e Alexandre Curi e os deputados federais André Zacharow e Fernando Francischini.

INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA - Durante o encontro, foi autorizado financiamento, pela Paranacidade, R$ 2,5 milhões para obras de pavimentação.

O prefeito Affonso Portugal Guimarães enfatizou o investimento feito pelo Estado em segurança. Campo Largo recebeu sete viaturas, cinco para a Polícia Militar e duas para a Polícia Civil. “Passamos dias sem registrar assassinatos, fato histórico no município”, disse o prefeito. O índice de homicídios na cidade reduziu em 60%.

“Temos uma relação democrática com o governo, que tem atendido muito bem o município”, afirmou o prefeito. “Estamos unidos na construção de uma boa cidade, que por sua vez sempre contribuiu com o Estado”, disse Affonso Portugal Guimarães.

O governador anunciou, também, a construção de um novo centro de ensino profissionalizante. Com investimento de R$ 9,3 milhões, o centro ofertará ensino médio e cursos técnicos. Serão abertas 1.200 vagas por ano. O projeto está em fase de licitação.

Richa anunciou a construção, também, do novo prédio do Colégio Estadual Cassemiro Karman, com investimento de R$ 4,6 milhões, e a restauração do Colégio Djalma Marinho, que receberá recursos da ordem de R$ 150 mil.

O governador repassou R$ 64 mil para a prefeitura comprar calcário e repassar para pequenos produtores. Na área da habitação, a Cohapar e a Caixa Econômica Federal investem R$ 3,4 milhões. Estão sendo construídas moradias para 96 famílias da área urbana. Estão em fase de projeto 19 moradias para famílias da área rural.