Casas próprias são entregues a 99 famílias de Cerro Azul 30/07/2013 - 14:25

O governo do Paraná, por meio da Cohapar, o governo federal, por meio do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica, e a Prefeitura de Cerro Azul entregaram, no dia 29 de julho, novas moradias para 99 famílias da área urbana do município de Cerro azul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Foram investidos R$ 5,1 milhões nas moradias, recursos do programa Minha Casa Minha Vida.

Aos 80 anos, Ramon Flores recebeu a chave da nova casa bastante emocionado. "Vivemos, eu e minha esposa, muitos anos de aluguel, sofrendo humilhações, sem saber para onde ir. Essa casa trouxe alegria, esperança e confiança no governo federal, no governo estadual, que a gente não tinha mais. "Com essa alegria nova, dá vontade de viver mais 100 anos", disse.

"Nós temos hoje a grande receita que o governador Beto Richa desenvolveu para transformar o Paraná, levando moradia digna a todos os paranaenses", afirmou o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche. "É um exemplo também de que em parceria tudo fica mais fácil. Por isso, temos essa grande união entre Estado, governo federal e municípios".

O gerente regional da Caixa Econômica, Vilmar José Smidarli, elogiou a parceria do governo federal, Estado e prefeituras. "É uma parceria importante, que facilita a construção das casas, principalmente para a população de renda menor". afirmou o gerente.

"É uma grande alegria entregar 99 moradias para famílias que saíram de área de risco e hoje estão conquistando a casa própria", afirmou o prefeito de Cerro Azul, Claudinei Braz. "É gratificante também ver que temos um governo municipalista, que a atende todos, os grandes e os pequenos municípios", acrescentou.

A moradora Josiane Timóteo Cavalheiro comemorou muito a conquista da casa própria, onde vai morar em segurança com o marido e três filhos, um deles com deficiência. "Agora é vida nova, numa casa adaptada, e o que vamos economizar em aluguel vai dar para melhorar a qualidade de vida do meu filho", afirmou.

COZINHA - No novo residencial em Cerro Azul as famílias contam também com uma cozinha comunitária, construída com recursos do Governo do Estado. Na cozinha, os moradores poderão produzir pães, bolachas, bolos e outros alimentos para comercializarem, aumentando a renda das famílias.

"É uma oportunidade de trabalho e de mais qualidade de vida para essas famílias, principalmente porque a comunidade daqui precisa muito da nossa atenção", disse o prefeito de Cerro Azul, Claudinei Braz.

O gerente regional da Caixa também elogiou a cozinha. “Todo equipamento comunitário é importante para elevar ainda mais a qualidade de vida e o resgate da cidadania dessas pessoas” disse Smidarli.

O Governo do Paraná está investindo mais de R$ 2 bilhões em habitação para atingir a meta de 110 famílias atendidas em quatro anos. A Cohapar tem ações em 396 municípios paranaenses (99%), entre entrega de moradias, obras em andamento, titulação de imóveis e regularização fundiária.