Cohapar entrega títulos a 510 famílias de Pinhais 07/05/2012 - 11:00

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) entregou no dia 05 de maio, títulos de permissão de uso para 510 famílias residentes nas Moradias Bonilauri, no município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba. “Além da titulação, o governo do Estado, através da Cohapar, está fazendo obras de urbanização no bairro, fazendo asfalto, galerias de águas pluviais, pavimentação e paisagismo”, disse o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche. Os investimentos destas obras são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento e ultrapassam R$5,2 milhões.

O diretor de regularização fundiária e relações com a comunidade, Nelson Cordeiro Justus, disse que a área (terreno do Bonilauri) estava em tramitação para regularização desde 1995, porém, somente no ano passado, o governo do Estado, em cumprimento à lei 16.933, doou a área para a Cohapar normalizar a situação para os moradores. “Famílias aguardaram por mais de 15 anos pelos títulos. E só com um entendimento do governo do Estado, município e governo federal, nós trazemos este benefício hoje para vocês”, completou.

Chaowiche reforçou que a regularização foi em tempo recorde. “Agilizamos em menos de um ano o que demora anos e isso ocorreu porque Estado e município estão unidos. É assim que se deve trabalhar para tirar as famílias de situações precárias no Paraná”.

Famílias – “O dia de hoje ficará marcado na minha vida. É a realização de um sonho”, disse o motorista Dirceu Carvalho, casado com a zeladora Lindamara Carvalho. Pais de três filhos, o casal recebeu do presidente da Cohapar Mounir Chaowiche o título de propriedade. Eles estão há 13 anos aguardando pela regularização e contam que temiam o despejo. “Cheguei a pensar que um dia nos tirariam da nossa casa”, afirmou o chefe da família.

Dirceu disse ainda que, por conta da infraestrutura precária da região, sua casa sofreu com enchentes e a família perdeumóveis e objetos pessoais por tudo três vezes. “Agora, com as obras de asfalto e pavimentação, tudo melhorou. Semana passada deu uma chuva grande e não entrou nenhuma gota dentro de casa”, contou.

Participaram do evento a vice-prefeita de Pinhais Marli Paulina Fagundes, o procurador geral do município, Edson Galdino, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, David Lachowski, e o gerente da regional da Cohapar de Curitiba, Norton Horn.