Comec realiza alterações em linhas que atendem o município de Colombo 10/12/2019 - 15:11

Com o objetivo de ampliar e melhorar o atendimento realizado pelo transporte coletivo no município de Colombo, e sua ligação com Curitiba, a Comec prepara para a próxima segunda-feira (16), uma serie de alterações em linhas do sistema metropolitano. Segundo o presidente da Comec Gilson Santos, as propostas vêm sendo debatidas com vereadores e trarão melhorias significativas para os moradores locais.

A primeira mudança será na linha B06-CTBA/GUARAITUBA (via MARACANÃ), que atualmente segue para o terminal Guadalupe através do bairro Bacacheri (Av. Erasto Gaertner). A partir da próxima segunda-feira, ela passará a se chamar B03-GUARAITUBA/GUADALUPE (via MARACANÃ-ALTO DA XV), e fará a ligação com o terminal do Guadalupe pela Linha Verde, adentrando pela Av. Victor Ferreira do Amaral, Rua XV de Novembro e Rua Tibagi. A alteração, segundo estudos feitos pelo Departamento de Transporte da Comec, resultará em significativo ganho de tempo, visto que a Rua XV de Novembro possui em grande parte do seu trajeto um canaleta exclusiva para ônibus, que passará a ser utilizada por esta nova linha.

Um ponto importante é que os usuários da linha que hoje vão até a região do Bacacheri, não ficarão desassistidos. Isso por que a linha B61-CTBA/CAPELA DO ATUBA que atualmente possui como ponto final a Capela do Atuba, agora passa a ir até o Terminal do Maracanã, uma conexão que não existia anteriormente, permitindo novos deslocamentos também para o Jardim Central, Vila Guarani e Jardim Eucaliptos. Como a mudança ampliará significativamente a demanda desta linha, ela também terá um reforço no atendimento, passando dos atuais 13 horários de partida, para 31 em dias úteis, e mudará sua nomenclatura, passando a se chamar B01-MARACANÃ/GUADALUPE (via BACACHERI).

Confira o mapa com o trajeto das novas linhas

Confira o mapa com o trajeto da B01 na ligação com o Terminal Maracanã

Confira os horários da B03

A linha paradora de ligação dos terminais Guaraituba e Maracanã com o terminal Cabral, a B20-GUARAITUBA/CABRAL (via MARACANÃ) será reforçada, passando de 72 para 85 viagens por dia útil. Essa é a principal linha para a cobertura do eixo Munhoz da Rocha, Erasto Gaertner e Monteiro Tourinho.

Confira a nova tabela de horários

Com a racionalização dos recursos, possibilitada pelas alterações acima, novas linhas alimentadoras serão implementadas:

A B45-BELO RINCÃO/MARACANÃ que, em horários específicos também realizará atendimento ao Jardim Palmares, localizado junto à BR 116.

Confira o mapa com o trajeto das novas linhas

O reforço nos horários de pico com a operação da linha B34-REFORÇO GUARAITUBA, na ligação entre os terminais Guaraituba e Maracanã.

Confira os horários do reforço na linhas B34

E a linha B24-COLÔNIA FARIA que parte do terminal Guaraituba, deixará de seguir para o Jardim Palmares, já que este será atendido pela linha B45-BELO RINCÃO/MARACANÃ. Com a mudança, passará a atender os moradores no entorno da Rua Nossa Senhora de Fátima, que atualmente precisam caminhar próximo de um quilômetro para acesso ao serviço de transporte coletivo.

Confira o mapa com o trajeto do novo atendimento

As linhas de ligeirinho B05-GUARAITUBA/CABRAL e 607-COLOMBO/CIC, além das outras linhas de ligação com Curitiba: B11-MARACANÃ/STA.CÂNDIDA, B25-MARACANÃ/BAIRRO ALTO, B39-CAMPO ALTO, B41-MARACANÃ/CAPÃO DA IMBUIA, B42-MARACANÃ/LINHA VERDE e B43-RIO VERDE não sofrerão alterações.

PLATAFORMAS:

Nos terminais Guadalupe e Guaraituba haverá remanejamento das plataformas de parada, situação que demandará atenção dos usuários que se dirigem à Colombo, mas também de usuários da linha E68-CTBA/QUISSISSANA que segue para São José dos Pinhais, partindo do terminal Guadalupe.

Confira a nova localização das plataformas nos terminais

Mapa das novas plataformas

ACOMPANHAMENTO DA COMEC

A Comec estará atenta nos próximos meses e preparada para eventuais ajustes

Segundo o presidente da Comec Gilson Santos, “por se tratar de mudanças importantes no sistema, a Comec estará atenta nos próximos meses e preparada para eventuais ajustes. Uma nova conversa com os vereadores de Colombo já está pré-agendada para daqui 30 dias, onde todas as mudanças serão novamente avaliadas. Mas é importante destacar que nem sempre conseguiremos aceitação de 100% da população. Mas como os próprios vereadores puderam perceber, estamos realizando mudanças que irão atender o maior número de usuários e trarão melhorias significativas para o sistema”, destacou Santos.

LINHA VERDE

Embora o eixo norte da Linha Verde esteja passando por obras, ainda assim este itinerário possibilita ganho de tempo, quando comparado à rota através do Atuba, Bacacheri, Cabral, Juvevê e Centro Cívico. A referência está na atual operação da linha B42-MARACANÃ/LINHA VERDE que parte do terminal em Colombo, seguindo pela Estrada da Ribeira e Linha Verde até a Estação-tubo Fanny.