Comec reúne prefeitos para discutir transporte metropolitano e apresenta modelo de proposta que mantém integração
06/02/2015 - 13:34

A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) realizou no dia 05 de fevereiro uma reunião com os prefeitos e representantes dos municípios que participam da Rede Integrada de Transportes (RIT). Na ocasião, foi apresentado um modelo de proposta que mantém a integração e garante o funcionamento do sistema de transporte metropolitano.

O encontro foi promovido para que municípios possam estar informados e acompanhem o quê está ocorrendo na discussão do transporte coletivo metropolitano. “O governo do Estado reiterou sua posição de que a integração deve ser presevada pois esta é uma conquista de 20 anos, que garante a maior democratização no uso do território metropolitano”, explicou Omar Akel, diretor-presidente da Comec.

Durante a reunião também foram apresentados os ajustes do sistema de transporte de cada um dos 13 municípios, que foram bem acolhidos pelos prefeitos e representantes dos municípios. “Eles inclusive apresentaram algumas sugestões e pediram que a Comec intensifique esse diálogo para aperfeiçoar o sistema”, informou Akel.

A integração do sistema de transporte metropolitano iniciou em 1996 e abrange Curitiba e 13 municípios.

A reunião contou com a participação de: Antônio Ruppel (prefeito de Bocaiúva do Sul), Olizandro Ferreira (prefeito de Araucária), Aldnei Siqueira (prefeito de Almirante Tamandaré), Izabete Cristina Pavin (prefeita de Colombo), Luiz Goularte Alves (prefeito de Pinhais), Carlos Eugênio Stabach (prefeito de Contenda), Rodrigo Grevetti (representando Curitiba), Adriano Mühlstedt (representando São José dos Pinhais), Lidiane Baptista (representando Piraquara), Diego Nunes (representando Itaperuçu), Marcelo Pelanda (representando Fazenda Rio Grande).