Curitiba é a primeira entre as cidades-sedes a receber o maior fórum de futebol do país 28/05/2012 - 15:50

Curitiba é a primeira entre as 12 Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014 a receber, neste ano, mais uma etapa do maior fórum sobre futebol do país: o Footecon - Fórum Internacional de Futebol, aberto no dia 28 de maio, no Pátio Batel.

O técnico tetracampeão do Mundo pela Seleção Brasileira, coordenador do Footecon, Carlos Alberto Parreira, falou da escolha da Capital Paranaense como a primeira entre as cidades-sedes a receber o evento. “Curitiba é uma cidade estratégica e tem destaque na Região Sul. Por isso, a decisão de começar a versão compactada do evento por aqui”, disse ele.

Na abertura do encontro, o secretário municipal da Copa 2014, Luiz de Carvalho, fez um balanço das obras que estão sendo realizadas na cidade, e que preparam Curitiba para receber o maior evento esportivo do mundo. “As obras para a Copa avançam em Curitiba. Discutir aqui os rumos para o mundial de futebol, com nomes tão ilustres do mundo esportivo, é um privilégio para a nossa cidade. Não debatemos apenas as obras, mas também uma nova fórmula de fazer gestão profissional no futebol”.

Obras da Copa
O secretário Luiz de Carvalho ressaltou que, além das obras que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal (PAC da Copa), com recursos da ordem de R$ 298,6 milhões, Curitiba conta ainda outros investimentos em mobilidade urbana financiados com recursos próprios do município e em parceria com o Governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento, formando um verdadeiro "PAC de Curitiba".

Entre as obras que fazem parte do pacote local de investimentos para a Copa do Mundo 2014, algumas já foram entregues, como as trincheiras da Chile e do Bacacheri/Bairro Alto. Outras estão em andamento, como a Linha Verde Norte, o Anel Viário e programadas como a trincheira da Rua Guabirotuba, que formará o binário com a Chile por baixo do corredor Aeroporto-Rodoferroviária.

Outra obra pronta é a Avenida Toaldo Túlio, completamente refeita com novo asfalto, iluminação, calçadas e ciclovia. Juntamente com a Fredolin Wolf, que está com 70% das obras concluídas, formará uma nova ligação viária entre a BR 277/Santa Felicidade e os parques Tingui, Tanguá e Ópera do Arame.

Palestras
Na edição de Curitiba, além de Parreira, outros nomes referência no futebol como José Carlos Brunoro, Paulo Paixão, Caio Jr., Evandro Motta, discutem a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a preparação física e o trabalho nas categorias de base nas equipes.

Após o pronunciamento do secretário municipal da Copa de Curitiba, Luiz de Carvalho, sobre as obras que vem sendo executadas na cidade, o ex-presidente do Sport Club Internacional, Fernando Carvalho falou sobre as perspectivas do futebol brasileiro com vistas à copa e ao futuro. Em seguida, foi a vez de José Carlos Brunoro, consultor em negócio do esporte e sócio da BSB. Ele falou sobre a década esportiva no Brasil.

Evandro Mota falou sobre: Mentalidade Vencedora – como motivar jogadores e equipes para as competições de alto nível e como mantê-las ao longo da temporada.

No evento também serão realizadas mesas-redondas com a participação de René Simões, técnico da seleção brasileira sub-17; Marquinhos Santos, técnico da seleção brasileira sub-15 e do gerente de Futebol do Coritiba Futebol Clube, André Mazzuco, que irá debater o Processo de formação do atleta brasileiro: a busca pelo perfil ideal – o ciclo de formação integral do jogador desde a base até o profissional.

O planejamento do condicionamento físico de equipes profissionais, o calendário intenso e os processos recuperativos dos atletas serão temas para o preparador físico da seleção brasileira sub-20, Alexandre Lopes e o professor doutor do curso de Educação Física da UFPR, Raul Osiecki.

O técnico Carlos Alberto Parreira fará uma análise do Barcelona, atual campeão mundial de futebol, e também vai debater “a complexidade do futebol no mundo globalizado e como torná-lo exequível”. Participarão do debate com Parreira o técnico do Paraná Clube, Ricardinho, Paulo Cezar Caju, Felipe Ximenes e René Simões.

Sob a coordenação do Parreira,  o evento é realizado pela FSV (Football Sports Venture) e pela Fagga | GL exhibitions, que conta com quase meio século de experiência na promoção e organização de eventos.

Delegacia
Além de receber o Footecon - maior fórum sobre futebol do país, Curitiba tem agora a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe). A nova estrutura foi inaugurada pela Polícia Civil no dia 28 de maio.

O secretário municipal da Copa 2014 em Curitiba, Luiz de Carvalho, destacou que a nova estrutura demonstra a preocupação do Estado com a segurança. “Ela foi criada para atender não só a Copa do mundo, mas todos os grandes eventos. Ela já vinha trabalhando e agora conta com uma estrutura para melhorar ainda mais o trabalho prestado”.

Localizada na Rua Martim Afonso, 280, a nova unidade policial será comandada pelo delegado de polícia Clóvis Galvão. No primeiro momento ela contará com dez investigadores e dois escrivães. A Demafe foi criada de acordo com as normas exigidas pela Fifa, com vistas a Copa do Mundo de 2014.