Ferramenta contribui para planejamento e gestão dos municípios 28/08/2015 - 10:33

Técnicos e outros profissionais de sete prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral conheceram nesta semana uma nova ferramenta incluída no Sistema Sedu/Paranacidade Interativo. Reunidos na sede do Serviço Social Autônomo, em Curitiba, para mais uma rodada de conhecimento, eles souberam que podem acessar o Sistema e verificar, por exemplo, a carência de pavimentação em determinadas ruas do município e já ter o levantamento dos custos das obras.

“É uma ótima de ferramenta. Economiza tempo e reduz gastos supérfluos”, disse o engenheiro cartógrafo da Prefeitura de Almirante Tamandaré, Gerson Luiz Ferreira. A publicitária e assessora da Prefeitura de Guaratuba, Fátima Eloy, ficou motivada. “Estou encantada com esta ferramenta porque pode coletar e agregar as mais diferentes informações, mostrar a realidade de nossos municípios e ajudar na realização dos projetos mais prioritários à população”, destacou.

A reunião foi dirigida pelo coordenador de Projetos, Jeronimo Meira, e pelo engenheiro cartógrafo, Cristiano José Zaclikevicz, ambos do Paranacidade. Jerônimo identificou cada município e mostrou como alimentar de dados o Sistema.

Ele também falou sobre peculiaridades, como a do município de Campo Largo, cujos serviços de luz não são de responsabilidade da Copel. Explicou também como identificar as intervenções necessárias, de que forma incrementar os bairros mais populosos e os mais carentes. “O importante é atingirmos todos os bairros com os nossos melhores serviços”, explicou Meira.

Alguns técnicos que já usam a ferramenta avaliam que o sistema está cada vez melhor. “O Sedu/Paranacidade Interativo nos ajudou a definir a proposta do novo perímetro urbano entre o nosso município e Colombo”, destacou Gerson Luiz Ferreira, de Almirante Tamandaré.

“Esta é uma ferramenta que serve para planejamento e gestão urbana. Fizemos uma apresentação detalhada sobre as funcionalidades para integrá-los nesse processo por meio da alimentação dos dados, seja do governo estadual, federal ou do próprio município”, disse Meira. “Acreditamos que se trata de uma revolução no trabalho integrado desses técnicos. As prefeituras podem desenvolver um trabalho articulado, que gera muitos resultados positivos à população?, destacou Meira.

Ele explicou ainda que esta ferramenta possibilita detectar as prioridades. “A população vai entender a importância do sistema, que vai facilitar intervenções e somar bons projetos para beneficiar a coletividade”, afirmou o coordenador de Projetos.