Fomento Paraná vai financiar pavimentação em Quatro Barras 21/10/2013 - 11:42

A Prefeitura de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, assinou no dia 18 de outubro um contrato de financiamento com a Fomento Paraná para pavimentar um trecho de 6 quilômetros da estrada do Palmitalzinho com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A obra beneficia uma comunidade onde vivem mais de duas mil pessoas, que terão melhor acesso à sede do município, e cria uma alternativa de ligação entre a rodovia BR-116 e a Estrada da Graciosa.

Este é o primeiro contrato assinado pela Fomento Paraná como operadora de uma linha de financiamento no valor de R$ 122 milhões, destinada a investimentos em infraestrutura e transportes nos municípios com recursos do FGTS, pelo programa Pró-Transportes, do Ministério das Cidades. Os projetos de financiamento são operacionalizados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, tendo o e Paranacidade como agente técnico operacional.

O prefeito Loreno Tolardo disse que a licitação para execução das obras será iniciada nos próximos dias. Além do pavimento, as obras incluem drenagem, galerias e paisagismo. Tolardo agradeceu a parceria com o Governo do Estado para viabilizar mais uma obra que trará grandes benefícios à comunidade da região.

“Este é um momento de alegria e agradecimento por esta parceria com o governo, com quem temos outros projetos de financiamento, também por meio da Fomento Paraná, e agradecimento ao nosso legislativo, que colaborou na aprovação da lei que permitiu este financiamento para beneficiar a comunidade”, disse.

O gerente de filial da Caixa Econômica, Vilson Willemann, parabenizou a equipe da Fomento Paraná e do município pela velocidade com que a operação foi organizada e contratada. “Nossa experiência mostra que esta aprovação ocorreu em tempo recorde. Esperamos que próximas operações tenham o mesmo andamento”, afirmou.

O contrato de concessão de crédito entre a Caixa Econômica e o Governo do Estado, no valor de R$ 122 milhões, foi assinado pelo governador Beto Richa em agosto.

De acordo com o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, a parceria com a Caixa Econômica representa uma nova alternativa para financiar a melhoria da qualidade de vida nos municípios e com maior velocidade, porque o Paraná ganhou um novo agente financeiro para preparar essas operações.

“A grande lição desse projeto é o resultado que se alcança quando é feito um esforço conjunto. O Paraná vive um grande momento e com a parceria entre o Governo do Estado, as prefeituras e a Caixa Econômica podemos fazer muito mais”, afirmou. “O exemplo disso é o avanço que o governador Beto Richa vem alcançando em áreas como a habitação popular e na ampliação das redes de saneamento básico, nas quais a Caixa é uma grande parceira do Estado”, disse.

De acordo com Juraci Barbosa, o Ministério das Cidades deve lançar em breve um novo edital com a relação de municípios aptos a contratar novos financiamentos pela linha Pró-Transportes e a Fomento Paraná está preparada para fazer as operações. “Este recurso do FGTS é um recurso do trabalhador, que está sendo aplicando em benefício do cidadão. Temos uma grande experiência nestes financiamentos e uma equipe muito bem preparada para fazer isso”.

O evento realizado na Prefeitura de Quatro Barras contou com a presença de vereadores e do secretariado do município e das equipes da Fomento Paraná e da Caixa Econômica Federal.