Governo destinará equipamentos para Unidades de Saúde da RMC 27/10/2014 - 14:38

O Governo do Paraná vai reforçar o atendimento das Unidades de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba com equipamentos da Rede Mãe Paranaense e Paraná Urgência. São R$ 12,5 milhões do projeto Qualisus Redes Paraná, que tem recursos do Banco Mundial para qualificar o atendimento de saúde nas regiões metropolitanas. Os 29 municípios da RMC serão contemplados.

“Apresentamos o projeto ao Banco Mundial focado na Região Metropolitana de Curitiba por ser a mais populosa do Estado e pela necessidade de melhoria dos indicadores de saúde”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

O projeto está em execução desde 2012 e, além da aquisição de equipamentos, também tem recursos destinados para obras, capacitação profissional e produção de materiais educativos.

Alguns equipamentos são fundamentais para melhorar a assistência materno-infantil, como as 287 geladeiras para vacinas com autonomia de funcionamento de até 36 horas sem energia elétrica, 401 camas para exame ginecológico, 401 detectores de batimento cardíaco fetal, quatro ecógrafos digitais, oito cardiotacógrafos e 100 kits de introdução de Dispositivo Intrauterino (DIU).

Na área da urgência e emergência foram adquiridos 100 ressuscitadores manuais infantis e 100 adultos, 100 conjuntos portáteis de oxigenoterapia, sete equipamentos de Raio-X digital, entre outros equipamentos médicos, como estetoscópios e medidores de pressão arterial.

Os equipamentos estão em fase final de aquisição e serão entregues às prefeituras na segunda quinzena de novembro depois de serem cadastrados no patrimônio estadual.