Governo do PR apoia a criação de Agência no Vale do Ribeira 21/05/2014 - 16:39

Atrair novos investimentos, promover negócios e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma das regiões mais carentes do Estado. Essa é a missão da Agência de Desenvolvimento do Vale do Ribeira, lançada em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC)

O Secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, participou do lançamento e afirmou que o Governo do Paraná comemora, ao lado dos municípios da região, a novidade. “A agência vai trazer novas oportunidades aos moradores e será um instrumento de desenvolvimento e aprimoramento da região”, disse. “Com muito trabalho, e cada um fazendo sua parte, a situação baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) será revertida e o crescimento da cidade será impulsionado a cada dia”, completou o secretário.

Para o Prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini, o lançamento da Agência já entrou para a história da região. “Os novos investimentos que estão sendo feitos na cidade, somados às atividades da Agência, certamente vão abrir oportunidades para os moradores”, afirmou. “O apoio do Governo do Estado e das empresas é muito importante e bem vindo para a cidade”, completou o prefeito.

PARANÁ COMPETITIVO - Já está prevista para a região do Vale do Ribeira a instalação de quatro grandes empresas cimenteiras, todas enquadradas no programa estadual Paraná Competitivo. Através de incentivos fiscais ofertados pelo Governo do Paraná e do diálogo o Estado retomou a confiança do setor produtivo e já atraiu mais de R$ 30 bilhões em investimentos de indústrias nacionais e internacionais, o que significará a criação de 180 mil empregos diretos e indiretos.

A solenidade de lançamento da Agência de Desenvolvimento do Vale do Ribeira aconteceu na Fazenda Plumbum do Brasil. A propriedade fica na região onde será construída e instalada a fábrica de cimentos da CVR – Companhia Vale do Ribeira, que terá R$ 518 milhões de investimentos e criará de 2 mil empregos, entre diretos e indiretos.

O diretor comercial da CVR, Luiz Henrique Wiechoreki, foi empossado presidente Agência. De acordo com ele, a agência foi criada para ter a participação de toda sociedade. “Todos podem e devem ser protagonistas das atividades. Este é um momento histórico para a cidade de Adrianópolis, que acaba de ganhar uma nova oportunidade de crescimento e uma chance de recomeçar e virar um case de sucesso para todo o Paraná”, comentou.