Governo entrega Centro de Assistência Social em Fazenda Rio Grande 02/12/2011 - 11:29

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou no dia 01 de dezembro da entrega do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Eucalipto, no município de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. A obra teve investimento de R$ 217 mil e foi realizada por meio de convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.

“O Cras é a porta de entrada para o acesso à uma vida melhor, mais digna e mais justa. É isso que as famílias buscam quando aqui chegam. Trabalhamos com carinho e dedicação para que as pessoas que por aqui passem, alcancem seus objetivos”, disse Fernanda Richa. O Cras Eucalipto é a terceira unidade em funcionamento no município, com capacidade para referenciar 2500 famílias e atender de 500 a 600 famílias ao ano.

Durante a entrega, a secretária anunciou que Fazenda Rio Grande receberá dois gabinetes odontológicos, doados pelo Distrito 4730 do Rotary Internacional. O repasse irá beneficiar o projeto de saúde bucal para portadores de necessidades especiais desenvolvido pelo município. “Com a instalação desses gabinetes podemos oferecer acesso aos serviços para mais quatro mil pessoas ao ano”, disse Mirede Barbosa Krawczyk, cirurgiã-dentista e coordenadora do projeto.

A ampliação da rede de Cras no Paraná faz parte da nova política de assistência social do Estado. Nos Centros, as famílias terão acesso a serviços e programas de transferência e geração de renda, além de Benefícios de Permanência Continuada (BPC).

Usuária dos serviços do Cras, Simone de Assis Gonçalves se diz satisfeita com a oferta de serviços. “Frequento os grupos de artesanato toda a quinta-feira. Com o que aprendi consigo até fazer enfeites para cabelo que eu vendo nas feirinhas de domingo”. Animada com a nova sede da unidade, ela e a amiga Natalina Ribeiro Carvalho pretendem trazer as vizinhas e outras conhecidas da comunidade para participar das atividades no Centro.

INVESTIMENTOS - Os Cras são equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. De base municipal, as unidades são voltadas para a prestação de serviços e programas da proteção social básica.

Construídos com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), por deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), cada Cras recebe investimentos entre R$ 200 e R$ 250 mil. Até o final de 2011, o Feas destinará mais R$ 9,8 milhões para a construção de novas unidades em todo o Estado, sendo que 43 obras já estão em andamento e há projetos para mais 11.

Para os próximos dois anos, o Governo do Estado, em conjunto com o Ceas, planeja a construção de outros 50 novos CRAS. Hoje, existem 475 Cras em funcionamento no Paraná. Até 2013, a rede será formada por 579 unidades em todo o Estado.