Governo entrega títulos de propriedade para 80 famílias de Campo Largo 27/11/2014 - 15:35

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), entregou no dia 26 de novembro títulos de propriedade para 80 famílias da área rural de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Os documentos são de regularização de terras devolutas (áreas que não foram tituladas) e foram entregues durante encontro no salão paroquial da localidade de Taquarinha. Foram beneficiadas 52 famílias da comunidade Vilinha do Taquara e mais 28 famílias moradoras no Pavão do Silva.

Desde 2011 o governo estadual já fez a entrega de títulos de propriedade para mais de 2 mil famílias que viviam em terras devolutas (do Estado). No que se refere a terras particulares, já ultrapassa a 5 mil o número de famílias em atendimento.

Muitos produtores rurais da região esperavam há mais de 30 anos o documento de posse. “A propriedade é herança do meu pai. Faz uns 40 anos que foi medido o terreno, mas nunca recebemos documentação”, afirma o agricultor, Casimiro Gonçalves da Cruz. Outro caso é do produtor rural, Raul Dias Antoniacomi, que há anos aguardava o título. “Meu desejo é passar em vida o terreno de herança para os meus filhos”, disse ele.

POLÍTICAS PÚBLICAS - Com a escritura do imóvel, os pequenos produtores terão acesso a políticas públicas, em especial as de crédito rural e habitação. “Essas famílias poderão participar a partir de hoje de iniciativas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Minha Casa Minha Vida”, afirma o diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral.

Para o prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, ter o título da terra significa muito. “Com essa documentação a população vai se sentir mais segurança. Não tenho dúvida nenhuma que o interior do município vai ser muito beneficiado”, afirmou.

MINHA TERRA PARANÁ - A ação faz parte do programa “Minha Terra Paraná", que tem o objetivo de diminuir as desigualdades regionais e contribuir para o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano. Também estiveram presentes no evento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Rural de Campo Largo, Lucir Marchiori, e o vereador, João Marcos Cuba.

MAIS TERRAS - O Paraná também faz a regularização fundiária em terras particulares. O programa é destaque no Brasil por ser o primeiro do país a aplicar recursos próprios do Estado nesta área. A regularização é feita por meio de ações de usucapião coletivas, com a participação da Defensoria Pública.

Neste semestre, os municípios de Santa Maria do Oeste, Iretama, Pinhão, Mato Rico, Guarapuava e Marquinhos receberam, na primeira etapa do trabalho, os mapas e memorial descritivo das propriedades. Na próxima semana, a população de Nova Tebas receberá o material.