Governo integra órgãos para buscar recursos federais e internacionais 08/07/2015 - 10:42

O Governo do Paraná está organizando uma rede de colaboradores para aperfeiçoar a elaboração e o acompanhamento de projetos em Brasília. Formada por técnicos do Estado, a rede vai integrar diferentes órgãos e otimizar a busca de recursos federais e internacionais. O trabalho será coordenado pela Vice-governadoria, Casa Civil e Secretaria do Planejamento.

De acordo com a vice-governadora Cida Borghetti, que é responsável pelas relações institucionais entre o Paraná e Brasília, há uma determinação do governador Beto Richa para as secretarias e órgãos buscarem mais recursos para ampliar obras, projetos e ações.

“Vamos apresentar e acompanhar os trabalhos através do escritório de representação em Brasília. Nosso foco é possibilitar que os projetos e a prospecção dos recursos resultem em desenvolvimento social e econômico para a sociedade paranaense”, afirmou a vice-governadora ,no dia 06 de julho, durante o 1º Seminário de Desenvolvimento de Projetos e Prospecção de Recursos, realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, explicou que além de identificar e acompanhar, o trabalho integrado vai ter foco na adequação de projetos que estão disponíveis no Governo Federal. “Temos a necessidade de uma atuação mais pró-ativa nas questões administrativas de interesse do Governo do Estado em Brasília. Vamos atuar de forma articulada e trazer benefícios para o Paraná através de recursos e ações do Governo Federal”, disse.

Um grupo intersecretarial será criado e reunirá pelo menos uma vez por mês para mapear, organizar e acompanhar o andamento dos projetos em elaboração e as solicitações feitas aos órgãos federais ou internacionais.

SEMINÁRIO - Durante o seminário foram discutidos a metodologia de execução e o cumprimento das disposições legais que cada projeto exige. O evento contou a participação de técnicos de todas as secretarias estaduais.

O assessor de projetos especiais da Casa Civil, Ramiro Wahrhatfig, e o coordenador de Desenvolvimento Governamental da Secretaria do Planejamento, Mauro Corbellini, apresentaram a dinâmica do processo de integração das áreas. "Nosso desafio é acessar o máximo de recursos possíveis", salientou Ramiro.

O próximo encontro está marcado para o início de agosto e deverá contar com a presença do relator-geral do orçamento da União, deputado federal Ricardo Barros.

CAPACITAÇÃO - Também ficou definida a elaboração de um curso de capacitação na montagem e acompanhamento de projetos voltados para os técnicos do Estado. O modelo do treinamento será elaborado pela Secretaria do Planejamento junto com a Secretaria da Administração e Previdência e a Escola de Governo.

PARTICIPAÇÃO - Os representantes das secretarias que participaram do seminário destacaram a importância da sistematização das ações e da integração entre as diferentes áreas da administração pública estadual.

De acordo com coordenador João Luiz Giona Júnior, da Secretaria da Fazenda, a área orçamentária do Estado será usuária assídua das informações produzidas. “Esse tipo de iniciativa tem um efeito multiplicador de receita no orçamento, que neste momento é muito importante para o Estado”, disse.

Para o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel, é fundamental também trabalhar com recursos menores presentes nos orçamentos dos ministérios. “Esses recursos aplicados em pequenos municípios têm um impacto muito grande”.

A representante da secretaria da Educação, Vanda Dolci Garcia, detalhou a experiência de busca de financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Segundo ela, o escritório de Brasília foi essencial para o encaminhamento dos projetos. “Os técnicos do escritório oferecem uma força necessária que nós de longe não conseguimos dar. A atuação foi extremamente importante e de grande apoio”, afirmou.