Governo lança Operação Natal para garantir tranquilidade à população 12/12/2011 - 16:26

Para garantir a tranquilidade no período das festas de fim de ano, o Governo do Estado determinou reforço no policiamento, o que será feito em todo o Paraná por meio da Operação Natal, lançada no dia 11 de dezembro no Largo da Ordem, em Curitiba. O objetivo é aumentar a segurança da população, principalmente no período das 13 às 23 horas, em que o movimento no comércio é maior. O reforço mobilizará 1.500 policiais, sendo 400 somente para Curitiba e Região Metropolitana (RMC).

O policiamento será aumentado em todo o Estado, num esforço conjunto entre Polícia Militar, Polícia Civil e guardas municipais, além de outros órgãos ligados à segurança pública. “Essa ação é a primeira de uma série de realizações na área de segurança que vamos fazer em 2012”, disse o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar. A reestruturação da central 190, a volta dos módulos policiais e a recomposição do efetivo são algumas das melhorias que vão beneficiar a população, destacou Almeida Cesar.

OPERAÇÃO - A intensificação do policiamento se dará principalmente das 13 às 23 horas nas áreas comerciais e de grande aglomeração de pessoas, com policiamento a pé e motorizado. Mas já a partir das 8h30 haverá um número maior de policiais nas ruas, aumentando sua presença, gradativamente, até o final da noite, explica o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.

A Polícia Civil também vai atuar na Operação Natal, junto com o Poder Judiciário, assim como na Operação Verão. “Vamos concentrar nossas forças nos locais de maior movimento, com o objetivo de identificar os crimes e combatê-los. Também investiremos em trabalhos coletivos isolados de investigação para impedir o avanço da criminalidade organizada”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto.

Os policiais estarão presentes em áreas comerciais, próximos a feiras, bancos, praças, calçadões e lugares de concentração de pessoas. Policias militares que trabalham no serviço administrativo da corporação terão suas escalas modificadas, para que também vão para as ruas reforçar o policiamento, o que deve acontecer em todo o Estado, determinou o comandante-geral da PM.

Na capital e RMC estarão envolvidos na Operação Natal os batalhões da capital (12°, 13° e 20° BPMs) pertencentes ao 1° CRPM, além do 17° Batalhão da Região Metropolitana (17°BPM) do 6° CRPM, e das unidades especializadas, além do apoio de diretorias e seções da PM. Quando for necessário também será utilizado o Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública.