Governo libera mais de R$ 190 milhões para pavimentação em municípios da RMC 06/05/2014 - 11:30

O Governo do Paraná repassa mais de R$ 190 milhões aos 26 municípios da Região Metropolitana de Curitiba para pavimentação e recuperação asfáltica de vias urbanas estratégicas. A ação, realizada em parceria com as prefeituras, favorece o desenvolvimento do comércio nos bairros e a melhoria do acesso às escolas, creches e postos de saúde e leva mais qualidade de vida para toda a população. Os recursos são destinados também para a construção de calçadas, instalação de iluminação pública e sinalização das ruas.

“São recursos que garantem investimentos em infraestrutura urbana e viária, que melhoram as cidades e, por consequência, contribuem para ampliar a qualidade de vida das pessoas”, afirma o governador Richa. Ele disse que nos últimos anos o governo liberou recursos para esse tipo de melhoria em todos os 399 municípios paranaenses.

No Paraná, o montante repassado pelo governo estadual para a pavimentação ultrapassa R$ 568 milhões. São mais de 1.567 quilômetros de ruas pavimentadas nas cidades, extensão maior que a distância entre Curitiba e Vitória, capital do Espírito Santo.

NA PRÁTICA - A Avenida Venezuela, em Fazenda Rio Grande, recebeu novo asfalto, novas calçadas e sinalização em toda sua extensão, que vai do bairro Eucalipto até o bairro das Nações. No município também serão pavimentadas, até o final de 2014, mais 127 vias urbanas nos bairros Gralha Azul, Santa Terezinha e Estados. Serão investidos R$ 45 milhões, em parceria com a prefeitura.

Já em Quitandinha, uma das principais obras de pavimentação foi realizada na Rua Acelino Ribas Pinto. No município de Piên, serão pavimentadas 13 ruas importantes e, em Balsa Nova, a Rua Hermínio Leal, trecho entre a Rodovia Anibal Kury e a Rua Domingos Poletto, ganhará novo asfalto.

NOVA REALIDADE - A pavimentação de um trecho da Avenida Manoel Ribas, em Araucária, uma das principais vias de ligação entre o Centro e alguns bairros, beneficia diretamente os 120 mil moradores do município.

A aposentada Beatriz Pinto, moradora da avenida há mais de 20 anos, conta que a implantação de asfalto era um desejo antigo da vizinhança. “Agora está tudo arrumado, não temos mais mato em frente de casa. Ficou bom para as mães que andam com os seus filhos, para os motoristas e para as crianças brincarem com mais segurança”.

“Antes, a rua era bloqueada. Não passava carros e nem pedestres. A obra é importante porque facilitou o trânsito na região”, disse a auxiliar de produção Érica Canoto Mendes de Lima, que mora nas imediações da Avenida Manoel Ribas.

Juvelino Vaz de Lima, pedreiro, disse que o asfalto facilitou a vida de quem mora na região. “Com o asfalto, o transporte público também melhorou e agora temos linha de ônibus que chega até aqui. Dependemos desta avenida para ir a todos os lugares”.

Tayná Ribeiro, estudante, utiliza a avenida duas vezes ao dia para levar e buscar a sobrinha Nicole, de 5 anos, à creche. “É uma avenida principal que muita gente usa. Antes não podia passar aqui em frente à creche porque não existia a rua, tinha que fazer um desvio pelas ruas do entorno”, afirmou a estudante.

MAIS OBRAS – Os recursos destinados pelo governo estadual às prefeituras são do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) e do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

Em Araucária, além da Avenida Manoel Ribas, serão pavimentadas vias urbanas nos bairros Capela Velha, Fazenda Velha e Jardim Marcelino, na região Norte da cidade. Os recursos destinados para as obras no município somam R$ 12 milhões e são do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), disponibilizado pelo Governo do Paraná. O SFM ajuda as prefeituras a atenderem as prioridades da população.

“Esses recursos vão possibilitar que a prefeitura recupere e modernize uma grande região da cidade, nas áreas de Capela Velha, Fazenda Velha e Palomar, que estão crescendo muito e que, agora, serão beneficiadas com obras de pavimentação, calçamento, sinalização e obras de acessibilidade, aumentando o conforto e a qualidade de vida que a cidade precisa e merece”, disse o prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br