Harris instalará fábrica de equipamentos de segurança pública no PR 03/07/2014 - 10:50

O governador Beto Richa assinou no dia 02 de julho o protocolo de intenções que enquadra a multinacional norte-americana Harris Comunicações no programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado.

A empresa vai instalar, em Pato Branco, no Sudoeste, e em Curitiba, duas unidades de produção de equipamentos de comunicação voltados para a área de segurança pública. A unidade da capital será, também, de armazenagem e comercialização.

O investimento é de R$ 6,6 milhões. “A presença em território paranaense de uma empresa do conceito e reconhecimento mundial como a Harris contribui para mostrar ao mundo que o Paraná é um ambiente propício para novos investimentos”, afirmou o governador. “Temos um estado com forte investimento em geração e transmissão de energia, infraestrutura e mão de obra qualificada”, disse.

Para o governador, o programa Paraná Competitivo, o diálogo com o setor produtivo e a segurança jurídica aos empreendedores mudaram o cenário econômico do Estado. “É uma prova inequívoca do novo momento que vive o Estado do Paraná, que recuperou a confiança do setor produtivo. Todo novo investimento instalado no Estado se traduz em riquezas e oportunidades de trabalho para os paranaenses”, afirmou Richa.

Para o presidente da Harris do Brasil, Reinaldo Rezende, o programa Paraná Competitivo e a infraestrutura do Estado foram fundamentais para a empresa se instalar no Paraná.

“Mão de obra qualificada, infraestrutura, os benefícios apresentados pelo programa e os indicadores econômicos do Paraná nos motivou a vir para cá”, afirmou ele.

“As empresas precisam da parceria e do suporte do Governo do Estado para realizarem novos investimentos. Como são investimentos a longo prazo, é preciso estar seguro para se instalar em novo local”, disse ele.

SEGURANÇA PÚBLICA - A Harris vai fabricar, inicialmente, rádios de comunicação para missão crítica, adequados para uso em segurança pública. A capacidade inicial é de mais de 15 mil rádios por ano.

Um primeiro lote dos rádios de comunicação já foi produzido por uma empresa terceirizada, de Pato Branco. As unidades começam a ser comercializadas neste mês de julho. Para viabilizar a operação foram criados mais de 100 postos de trabalho diretos e indiretos.

O protocolo prevê, ainda, parceria com universidades paranaenses para o desenvolvimento de tecnologias da área.

PRIMEIRA UNIDADE - Presente em 125 países, a Harris iniciou suas atividades comerciais no Brasil em 2007. A companhia é responsável pelo fornecimento de sistemas de comunicação e informação que atendem consumidores das áreas governamental e privada.

O presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Carlos Alberto Gloger, afirma que a credibilidade alcançada pelo Paraná com o programa de incentivos foi decisiva para a atração de mais este investimento.

“Em nossas primeiras negociações, a Harris tinha interesse também em outros estados, mas a confiança no Governo do Estado e credibilidade do Paraná competitivo atraíram a empresa”, disse ele.

EMPRESA – Empresa multinacional com matriz nos Estados Unidos, a Harris conta com três unidades de negócios – Comunicações em Radiofrequência (RF), Soluções Integradas em Redes e Sistemas de Comunicações Seguras.

A companhia tem fábrica nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e agora inicia a produção no Brasil. Conta com cerca de 14 mil empregados, incluindo 6 mil engenheiros e cientistas, e o seu faturamento em 2013 foi de US$ 5,1 bilhões.

Os principais clientes da multinacional são das áreas de Segurança Pública, Defesa e Inteligência, Administrações Estaduais, Municipais e Federais, Estradas de Ferro, Aeroportos, Rodoviária, Sistemas Financeiros, Meteorologia, Informática, Aviônica, Marítima, Energia, Petróleo, Saúde e Industrial.