Investimentos para Copa aquecem mercado da construção civil 06/06/2012 - 10:12

A Copa do Mundo de 2014 está aquecendo o setor da construção civil no Paraná. O Sebrae/PR mapeou o potencial de investimentos em hotéis, bares e restaurantes, em Curitiba, em virtude do Mundial. O resultado do levantamento e as perspectivas de negócios para as micro e pequenas empresas estarão em pauta durante o Seminário “Oportunidades e desafios da construção civil com a Copa 2014”.

O evento, que será realizado no dia 20 de junho, em Curitiba, abre um calendário de ações previstas para 2012 pelo Programa Sebrae 2014, no Paraná. O objetivo é contribuir para que micro e pequenas empresas do setor identifiquem oportunidades de negócios e, também, preparar os empresários para entrarem em ‘campo’ no período que antecede o Mundial.

Além dos recursos que devem ser investidos pela iniciativa privada, os investimentos em obras públicas, em torno da mobilidade urbana, aquecem o mercado da construção civil. É com ‘olhos’ voltados para este cenário que o Seminário vai reunir, na sede do Sebrae/PR, empresários, lideranças de entidades que apoiam o setor, além de representantes do Governo do Paraná e do poder público municipal.

O objetivo é aproximar os elos da cadeia produtiva da construção civil, como construtoras, empresas de artefatos de cimento, gesso, cerâmica, marmoraria, serralheria, vidraçaria, subempreiteiros, além de engenheiros e arquitetos, para debater a temática Copa do Mundo em Curitiba e a geração de novos negócios.

Para o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, a realização do Seminário é mais uma oportunidade para os empresários buscarem informações sobre o estágio das obras, bem como informações sobre o apoio do Sebrae/PR para as empresas que buscam fechar novos negócios.

“No Seminário, será apresentado o estudo sobre o potencial de investimentos na rede hoteleira, bares e restaurantes. A partir desses dados, o Sebrae/PR vai preparar uma série de ações de mercado. O evento também será importante para que os empresários conheçam o Programa Sebrae 2014 e façam a sua adesão”, diz Agostini.

O estudo, realizado pelo Sebrae/PR, pesquisou 284 empreendimentos, entre hotéis, pousadas, bares e restaurantes, em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Ponta Grossa. O levantamento mapeou qual é a perspectiva de investimentos que os empresários pretendem realizar, tanto em 2012 quanto para 2013.

Entre os pontos destacados pela pesquisa estão quesitos como investimento em construção e reforma, com contratação direta, construtora ou ambos; investimento em móveis ou mobília; investimento em informatização da empresa, entre outros.

O coordenador estadual do setor da Construção Civil do Sebrae/PR, Edison Charavara, explica que a realização do Seminário visa sensibilizar empresários do setor sobre a necessidade de buscar informações sobre as demandas e exigências que eventos de grande porte, como o Mundial, apresentam.

“O evento é como um abre ‘portas’ para os empresários do setor para a Copa do Mundo. O Sebrae/PR atuará como um instrumento de capacitação e fonte de informações para esses empresários. No caso de grandes construtoras ou consórcios de construtores que vencerem licitações no Estado, essas empresas demandaram por serviços locais. E é preciso investir nessa consciência empresarial no quesito competitividade para aproximar os elos da cadeia”, observa Charavara.

Ainda de acordo com o coordenador estadual é essencial estimular a competitividade das micro e pequenas empresas, um quesito que é obrigatório para que os pequenos negócios estejam inseridos no processo de preparação para a Copa do Mundo.

Em debate

O credenciamento e a abertura oficial do Seminário “Oportunidades e desafios da construção civil com a Copa 2014” acontecem a partir das 14 horas. Às 15 horas está prevista a palestra “Programa Sebrae 2014 - O papel do Sebrae na Copa 2014”, ministrada pelo coordenador estadual do setor de Turismo do Sebrae/PR e gestor estadual do programa, Aldo Cesar Carvalho. A iniciativa, realizada pela entidade nos 12 estados-sedes do Mundial, traz como proposta preparar empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas a identificarem oportunidades de negócio e o legado gerado pela Copa do Mundo.

O secretário estadual para Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, foi convidado para falar, às 15h40, sobre ‘Cenário Copa 2014 no Brasil, Paraná e Curitiba’.

A programação segue com uma apresentação, às 16h20, sobre investimentos e obras na Região Metropolitana de Curitiba, realizada pelo diretor Técnico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Sandro Almir Setim. Às 17 horas, está previsto um intervalo.

O seminário retoma às 17h20, com a presença do secretário municipal para Assuntos da Copa, Luiz de Carvalho, convidado para falar sobre investimentos e obras em Curitiba. Às 18 horas, a engenheira Angela Cristina Bahr, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), fará um panorama sobre as obras nos aeroportos do Paraná, no que diz respeito aos recursos previstos para adequação e ampliação do Aeroporto Afonso Pena, bem como outros terminais no interior do Paraná.

Às 18h40, está marcado um debate com a participação dos representantes das entidades presentes no Seminário e empresários, uma oportunidade para os participantes tirarem dúvidas pontuais sobre cronograma e investimentos previstos para as obras de infraestrutura.

Na sequência, Aldo Cesar Carvalho, fará a apresentação da pesquisa “Oportunidades da rede hoteleira e restaurantes para às micro e pequenas empresas da cadeia da construção civil”, com o foco em detalhar para os empresários os dados apontados no levantamento, realizado pelo Sebrae/PR, sobre o potencial de investimentos visando o Mundial. “É uma pesquisa de base aberta, o que quer dizer que podemos identificar cada pesquisado, para o caso de dirigir os empresários para rodadas de negócios, por exemplo”, explica Aldo Cesar Carvalho.
Edison Charavara, do Sebrae/PR, ministra, às 19h40, uma apresentação sobre o “Programa Sebrae 2014 na cadeia da construção civil – Curitiba e Região Metropolitana”. O objetivo é abordar quais ações a entidade vai desenvolver para contribuir na competitividade das micro e pequenas empresas do setor.

Às 20 horas, será realizada uma nova rodada de debates com a participação dos representantes das entidades presentes no Seminário e empresários.

Para 2012

O Seminário é a primeira ação prevista pelo Sebrae/PR dentre uma série que serão realizadas pela entidade em 2012 para detalhar, cada vez mais, o volume de oportunidades apresentadas no setor com realização do Mundial, em Curitiba. Em julho, a entidade vai promover um encontro para aproximar os pequenos negócios de órgãos públicos, fomentando a geração de negócios na construção civil a partir de compras governamentais. Ainda para o segundo semestre, estão previstos a realização de um painel de negócios entre as empresas e um encontro empresarial.

“Nosso objetivo, após esse primeiro Seminário, é reunir os empresários de micro e pequenas empresas do setor da construção que tenham interesse em participar do Programa do Sebrae, visando a Copa do Mundo. Com isso, vamos criar uma ‘Matriz de Competitividade’, que corresponde uma base de empresas que, após serem avaliadas por um diagnóstico, passarão a receber a uma série de soluções empresariais, como cursos, orientações e palestras, realizadas de acordo com suas necessidades”, explica Edison Charavara.