Japoneses apresentam tecnologias para recuperação energética de resíduos 13/03/2012 - 15:06

A 1ª Conferência Paraná-Japão de Recuperação Energética de Resíduos foi realizada no dia 12 de março, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. Na ocasião, empresas e organismos públicos japoneses apresentaram soluções e tecnologias para o tratamento de resíduos e geração de energia através deles, abrindo a possibilidade de parcerias com companhias e prefeituras paranaenses. O evento foi organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ), Fiep e a Agência de Comércio Exterior do governo japonês.
Esta conferência é o primeiro resultado prático da participação da comitiva paranaense no “Seminário Brasil-Japão para Promoção de Eficiência Energética e Conservação/Capacitação”, realizado no início deste ano, no Japão. “Na ocasião tivemos a oportunidade de conhecer as soluções nipônicas adotadas para eficiência energética e precisamos fazer o intercâmbio de informações para que os dois países possam ser beneficiados”, disse o coordenador geral da Comec - Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Rui Hara, que participou desta comitiva.
“Por ser um país que frequentemente enfrenta dificuldades na geração de energia, o Japão sempre busca matrizes alternativas e tem muito a nos ensinar”, observou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que também integrou a missão paranaense.
Para o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, a vinda de representantes de empresas e órgãos governamentais japoneses para tratar do assunto é uma grande oportunidade para o Estado. “As empresas japonesas têm procurado mecanismos de alta tecnologia para a questão de tratamento de resíduos e geração de energia”.
Tecnologia
Durante o encontro, três empresas japonesas apresentaram as tecnologias e soluções que disponibilizam para a geração de energia durante o processo de incineração de resíduos sólidos urbanos ou de tratamento de dejetos animais. Também foi apresentado o sistema de gerenciamento utilizado pelo Tokyo 23, consórcio responsável pelo tratamento de resíduos nas cidades que compõem a região metropolitana da capital japonesa.
A troca de experiências com os japoneses também pode contribuir para o planejamento do consórcio intermunicipal de tratamento de resíduos da região metropolitana de Curitiba. Durante a conferência, a secretária de Meio Ambiente da prefeitura da capital, Marilza Dias, apresentou as características do sistema de gerenciamento utilizado pelo consórcio e afirmou que o intercâmbio pode contribuir para o projeto de criação de uma usina de tratamento dos resíduos que será implantado na região, cuja licitação também está sendo preparada. “Entender o processo utilizado lá, especialmente em Tóquio, foi muito importante para nós”, ressaltou.