Lideranças aprovam projeto de duplicação da Rodovia dos Minérios 13/06/2014 - 15:39

Lideranças políticas e empresariais de Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, aprovaram, no dia 12 de junho, o projeto de duplicação da Rodovia dos Minérios, PR-092, que liga Curitiba a Rio Branco do Sul.

Em audiência pública, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e o Grupo Votorantim explicaram como ficará a duplicação, mostrando os acessos, trincheiras, viadutos e passarelas, ao longo de 23 quilômetros e também os cinco quilômetros de novas variantes.

Mais de R$ 230 milhões serão investidos na duplicação, cujas obras vão começar no segundo semestre de 2014, após a finalização do projeto executivo, incluindo as sugestões dos moradores da região. A empresa já concluiu o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que define o melhor traçado da rodovia. A construção desta rodovia será custeada pelo Grupo Votorantim, que abaterá valores de ICMS futuro pela execução da obra.

“O governador Beto Richa acertou ao abrir a discussão para os moradores da região, pois quem mora perto da Rodovia dos Minérios sabe onde há pontos de conflitos. Pelo projeto apresentado, esta duplicação vai trazer desenvolvimento e permitirá a atração de novas empresas”, disse o prefeito de Almirante Tamandaré, Aldnei Siqueira.

Quem também aprovou o projeto foi o prefeito de Rio Branco do Sul, Cezar Gibran Johnsson. “Esta é um obra esperada, mas de difícil execução. No entanto, os moradores da região estão dispostos a colaborar, tanto que sugeriram algumas alterações, que foram aceitas”, disse Gibran.

Para o empresário Alzemar Gulin, de Almirante Tamandaré, a obra trará benefício para todos os moradores e empresários da região. “A duplicação é uma parceria entre o governo e a Votorantim, mas os benefícios são para todos. A obra vai acabar com mortes e melhorar o escoamento da produção para todos empresários”, disse Gulin.

PROJETO – Com base nestas sugestões, será elaborado o projeto executivo definitivo do primeiro trecho de obras, entre Curitiba e Almirante Tamandaré. Com isto, será possível iniciar a obra neste trecho e continuar a conclusão dos projetos e de outros dois trechos.

A obra de duplicação vai começar no fim da Rua Mateus Leme, em Curitiba, e seguirá até a Estrada dos Romeiros, em Itaperuçu. Serão duplicados três quilômetros da rodovia dentro da Capital e 19,7 quilômetros do traçado que passa por Almirante Tamandaré e Itaperuçu.

Além disso, a duplicação abrange 4,2 quilômetros da Estrada dos Romeiros e mais 1,5 quilômetro de um trecho de contorno, em Itaperuçu e, também, o acesso ao pátio da Votorantim. A obra chegará à entrada de Rio Branco do Sul, até o cruzamento ferroviário.