Linhas de ônibus metropolitanas que operam em Pinhais são readequadas 02/10/2015 - 17:00

Na segunda (28 de setembro) entraram em operação, no período da tarde, mais dois ônibus biarticulados na linha expressa T. Capão da Imbuia/T. Pinhais. Este reforço visa melhorar o atendimento aos usuários no trajeto de ligação aos terminais.

Na região entre a Av. Maringá e a rua Jacob Macanhan (vias que ligam a Estrada da Graciosa até a Av. João Leopoldo Jacomel) circulam 10 linhas (sendo 08 alimentadoras e 02 convencionais) o que provoca sobreposição e desproporção da oferta à demanda. Por isso, a partir de 10 de outubro, algumas linhas serão readequadas para melhorar o atendimento aos usuários e racionalizar o sistema. Estas mudanças vão eliminar trajetos sobrepostos e permitirão evitar pontos de congestionamento.

É o caso das linhas convencionais C63-Ctba /Conj. Atuba e C72-Ctba /V. Palmital que circulam, em média, com 22,5% de ocupação por trajeto. Elas serão unificadas e a nova linha será denominada C72-Ctba /V. Palmital (via Cj. Atuba). No sentido bairro, o itinerário será o seguinte: Estrada da Graciosa, rua Jacob Mehl, rua Dr. Waldemar da Costa Lima, rua Henrique Mehl, Av. Maringá, rua Isac Vitor Pereira, rua Jacob Macanhan, Av. Juriti, rua Pardal, rua Helena Bachmann Muhlmann, rua Crecêncio Batista, Av. Maringá e Estrada da Graciosa. Depois, o ônibus seguirá o atual itinerário até chegar ao Terminal Guadalupe.

Já a linha C66- Ctba /V. Zumbi passará a operar como circular e terá um novo trajeto: ao acessar a Estrada da Graciosa (Cruz do Atuba), o ônibus seguirá até a Vila Zumbi. O ponto final será estendido até o final da rua Aleixo Schulga. Ao retornar para Curitiba, o ônibus entrará na rua Pedro Strapasson até a nova trincheira de acesso a BR 116 e seguirá até o trevo do Atuba. Depois, continuará com o atual itinerário até o Terminal Guadalupe. O novo itinerário proporcionará agilidade nas viagens, pois desviará do congestionamento que sempre ocorre na região da trincheira da Capela do Atuba.

As linhas alimentadoras também terão alterações. A C42- Pinhais /Bairro Alto passará a operar como linha circular (no sentido horário) atendendo ainda a rota da C41- Bairro Alto/Emiliano Perneta (que deixará de operar a partir de 10 de outubro, em função da baixa taxa de aproveitamento, que é de 24.7%).

O itinerário da linha circular C42- Pinhais /Bairro Alto será o seguinte: Terminal Pinhais, Av. Camilo Di Lellis, rua Jacob Macanhan, rua Mandaguaçu, rua Epaminondas Santos, rua Jorn. Alceu Chichorro, Terminal Bairro Alto, rua Albino Kaminski, rua Alberico Flores Bueno, Av. da Integração, rua Aristides de Oliveira, rua Paranavaí, rua Alzira de Araújo Souza, rua Porto Rico, rua Reinaldo Ribas, Av. Maringá, rua Salgado Filho, rua Jacob Macanhan, Av. Camilo Di Lellis e Terminal Pinhais.

Para atender os usuários das linhas C27–Joaquina e C41-Bairro Alto/Emiliano Perneta, que têm o mesmo ponto final, haverá o reforço de mais um veículo, passando de 03 para 04 veículos. O acréscimo do ônibus vai beneficiar os usuários do Conjunto Residencial Jardim Jerivá, que também têm a opção de embarcar na linha C20-Jd. Cláudia, distante 400 metros do ponto final da C27-Joaquina.

A linha C23-Emiliano Perneta também passará a ser circular (sentido horário). O novo itinerário será o seguinte: Terminal Pinhais, Av. Camilo Di Lellis, rua Jacob Macanhan, rua Salgado Filho, Av. Maringá, rua Pérola, rua Rio Azul, rua Santa Alves Petra e rua Jacob Macanhan até o Terminal de Pinhais.