Livro que reúne pesquisas na Bacia do Rio Verde será lançado dia 12 08/12/2011 - 11:57

O livro “Eutrofização em reservatórios: gestão preventiva. Estudo interdisciplinar na Bacia do Rio Verde, PR” será lançado no dia 12 de dezembro, às 17 horas, no Centro de Convenções de Curitiba. A obra reúne os resultados de 30 meses de pesquisas desenvolvidas por técnicos, pesquisadores, consultores e colaboradores de 33 instituições, entre elas a COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Trata-se de um marco para a comunidade científica do País, em especial para a história das ciências ambientais no Brasil.

O estudo aborda as principais causas ambientais, sociais e econômicas que levam à perda da qualidade da água, decorrentes de processos de eutrofização artificial dos reservatórios. As pesquisas foram financiadas integralmente pela Petrobras, com um custo de R$ 1,5 milhão, e coordenadas pela Sanepar e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Bacia do Rio Verde, localizada nos municípios de Campo Largo, Araucária e Campo Magro, foi escolhida para este estudo, realizado de forma integrada e preventiva, devido a uma floração de alga tóxica registrada em 2005. Tal floração preocupou a Petrobras, que utiliza a água do reservatório em suas instalações e processos industriais.

A Sanepar tem especial interesse nesta bacia porque possui outorga para captação de água para abastecimento público a partir do próximo ano. Pela empresa, participaram os pesquisadores Charles Carneiro e Cleverson Andreoli.

Os dados das pesquisas são apresentados em 25 capítulos, agrupados em sete seções temáticas. Entre os aspectos avaliados estão: o meio físico da bacia de drenagem; dados geológicos, pedológicos, de cobertura vegetal e uso do solo, bem como a análise de fragilidade ambiental da bacia hidrográfica, mediante estudos simultâneos e integrados, que utilizaram as mais modernas técnicas de análises cartográficas.

Também foram discutidos os aspectos hídricos e hidrodinâmicos da bacia e potenciais impactos na qualidade da água do reservatório. As comunidades aquáticas estudadas foram representadas pelos estudos de ecologia do fitoplâncton, zooplâncton e ictiofauna. A interpretação dos dados obtidos é apresentada de forma integrada com os dados físicos e químicos do ambiente.

Os pesquisadores levantaram as características socioeconômicas da população que vive na bacia do Rio Verde. As atividades de educação ambiental representaram um dos grandes avanços deste estudo, graças à participação da comunidade, que é carente de recursos sociais e econômicos.

São apresentadas, ainda, ferramentas de gestão elaboradas a partir de estudos práticos e com levantamento de dados prévios. O estudo em si já é um plano de ação preventivo para a Bacia do Rio Verde.

EUTROFIZAÇÃO - O processo de eutrofização ocorre principalmente em águas represadas, pela presença em excesso de nutrientes (fósforo ou nitrogênio) que causam a proliferação de algas. As principais fontes de eutrofização são as atividades industriais, domésticas e agrícolas. Os fertilizantes usados na agricultura, por exemplo, podem ser arrastados pela chuva até aos corpos de água. Na represa, estes nutrientes favorecem o surgimento de algas, que quando se decompõem alteram a qualidade da água. As algas podem ser tóxicas ou não.

Participaram das pesquisas técnicos da Ambiental Paraná Florestas, Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Emater, FAE – Centro Universitário, Fundação Universidade Regional de Blumenau, IAP, Instituto das Águas do Paraná, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), Museu de História Natural do Capão, da Imbuia / Prefeitura Municipal de Curitiba, Petrobras, USP, Prefeitura Municipal de Campo Largo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Sanepar, Senai, Sermanns Assessoria e Treinamento, Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Araucária, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Carlos, Universidade de Brasília, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal do Pampa, Universidade da Antuérpia (Bélgica), Universidade Positivo, e Vigilância Ambiental da Prefeitura de Araucária.