Monitoramento integrado dará suporte à mobilidade durante a Copa 2014 19/03/2013 - 11:23

O governador Beto Richa autorizou a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) a abrir licitação para a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano (SIMM). O sistema, complementar ao de Curitiba, será instalado em vias e linhas de ônibus que estão dentro do PAC da Copa.

O projeto integra o Programa Pró-Transporte, do PAC da Mobilidade, e visa dar agilidade e segurança nas principais vias de acesso a Curitiba, durante o mundial de futebol. “Essa tecnologia vai proporcionar aos usuários uma mobilidade mais moderna e segura”, afirmou Sandro Setim, diretor técnico da Comec.

O edital de licitação já está disponível no site www.amep.pr.gov.br. O valor máximo é de R$ 20.410 milhões, na modalidade concorrência. Deste total, R$ 10 milhões são financiados pela Caixa Econômica Federal e o restante de contrapartida do Governo do Estado.

O prazo para execução das obras é de dez meses, contados a partir da data de publicação do contrato. O prazo de vigência é de 120 dias, acrescidos ao prazo de execução.

MONITORAMENTO INTEGRADO – O monitoramento será feito em quatro plataformas: circuito fechado de tevês, painéis de informação variáveis, tecnologia embarcada no transporte coletivo e controladores de semáforos.

As câmeras de circuito fechado vão monitorar o fluxo dos veículos nas vias que fazem parte do contexto Copa do Mundo, como as avenidas das Torres e Marechal Floriano Peixoto. Já os painéis variáveis são para averiguar as informações e repassar aos usuários orientações sobre o trânsito.

“A tecnologia embarcada, terceiro item, será implantada em linhas que levam ao centro de Curitiba. Os veículos terão GPS de comunicação, para informar o usuário qual o tempo de deslocamento até o próximo terminal. Assim também será nos terminais”, informou Setim.

Os controladores de semáforos serão instalados na Avenida Marechal Floriano Peixoto. “Esta via continuará a ter semáforos, mas o sistema será coordenado, de forma que os equipamentos façam uma "onde verde", mantendo um fluxo contínuo de veículos”, explicou o diretor.

Conforme Setim, todos esses sistemas serão direcionados a um Centro de Controle de Operações, onde técnicos vão avaliar todas as informações e orientar a mobilidade total dos jogos da copa. As informações serão complementares ao SIM de Curitiba, de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

LEGADO – O SIMM está previsto como intervenção para melhorar a mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014. No entanto, o sistema deixará um legado de tecnologia para a região metropolitana.

“Atenderemos, primeiramente, as linhas prioritárias da Copa. Mas os ônibus continuarão com estas tecnologias, e na sequência, vamos incrementar a esse sistema outras linhas da região metropolitana. No futuro, esperamos que todas as linhas possam ter está tecnologia para serem mais eficientes”, disse Sandro Setim.