Municípios da região metropolitana poderão ter sistema de informações integradas 10/05/2012 - 11:06

Representantes de municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) participaram no dia 08 de maio, em Curitiba, da “Oficina do Sistema de Informações Integradas”. O objetivo desta oficina é estabelecer a estruturação de um Sistema Integrado de Informações Metropolitanas com base em um banco de dados georreferenciado metropolitano. O evento foi promovido pela SMAM (Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba), Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba).

“A implantação de um sistema integrado será muito importante pois as informações poderão ser compartilhadas possibilitando a agilização de processos e a análise da metrópole como um todo”, disse Rui Hara, coordenador geral da Comec.

O coordenador da área de geoprocessamento do Ippuc, Oscar Schmeiske, explicou que já existem informações isoladas nos municípios e também no governo do Estado. “O sistema vai reunir estas informações e assim poderá elevar o nível de acesso aos municípios que têm mais dificuldade de equalizar os dados com os municípios que já tem informações mais avançadas”.

A assessora da Smam, Maria Arlete Rosa, lembrou que esta oficina é uma continuidade do “RMC- Construindo Cenários – Seminário Preparatório para os diálogos metropolitanos de 2012”, realizado em novembro do ano passado.

Os participantes da oficina puderam conhecer o sistema utilizado pelo Ippuc. Inicialmente o sistema deverá abranger 14 municípios que estão sendo convidados a participar. Na próxima reunião será feita a normatização das informações que serão usadas no novo sistema.