Municípios têm situação estável no índice Ipardes de Desempenho Municipal 18/05/2012 - 15:20

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou no dia 18 de maio o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) relativo ao ano de 2009. O índice geral, que resulta da média de três índices parciais (renda e emprego, educação e o de saúde), apresentou estabilidade, passando de 0,6614 no ano de 2008 para 0,6763 em 2009.

O IPDM é um índice anual elaborado para medir os padrões de desempenho socioeconômico dos municípios. Ele varia entre os valores 0 e 1, que representam, respectivamente, as condições mínima e máxima de desenvolvimento. Os estágios de desempenho são classificados como baixo (entre 0 e 0,4), médio baixo (entre 0,4 a 0,6), médio (entre 0,6 a 0,8) e alto (entre 0,8 a 1).

O objetivo do IPDM é auxiliar a compreensão e permitir o acompanhamento do desenvolvimento da sociedade em prazos mais curtos do que os indicadores que dependem de informações do censo populacional, feito a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os 399 municípios paranaenses, 312 apresentaram melhora no índice geral do IPDM entre 2008 e 2009, mas 87 registraram redução. Todos ficaram posicionados a partir do estágio de médio baixo desempenho. Apenas oito municípios encontram-se no estágio de alto desempenho, 345 no de médio, 45 no de médio baixo. Nenhum está no nível de baixo desempenho.

Na média, o IPDM 2009 mostra melhoria do desempenho dos municípios em relação ao início da série, em 2002. Ao longo dos anos houve uma redução na disparidade do desempenho entre os municípios, mas, de acordo com o Ipardes, persiste um grau razoável de disparidade no índice individualizado por município. Uma porção significativa dos municípios encontra-se mais próxima do limite inferior da classificação (0,6), o que ainda revela espaços para melhoria futura.

ÍNDICES PARCIAIS – Entre os índices parciais, os técnicos do Ipardes observaram um padrão de desempenho menor no indicador de renda, o que evidencia um caráter mais concentrado do emprego formal e dos rendimentos do trabalho. Os índices de desempenho em educação e saúde são mais elevados, com aumento mais expressivo do primeiro, influenciado em 2009 pela elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em parte dos municípios do Estado.

Na área de saúde, o indicador apresentou estabilidade na média dos municípios para 2009. A maioria permanece nos estágios de médio e de alto desempenho em saúde, mas em 196 municípios houve queda no desempenho desse indicador entre 2008 e 2009.

Entre os municípios que ampliaram o desempenho em saúde, a melhoria resultou de elevação generalizada das variáveis componentes do indicador (consultas pré-natais, óbitos por causas mal definidas e óbitos de menores de cinco anos por causas evitáveis). Naqueles em que houve redução do índice, o declínio de desempenho esteve associado ao indicador de óbitos de menores de cinco anos.