Mutirão da cidadania em Piraquara faz mais de 32 mil atendimentos 13/08/2013 - 11:36

O mutirão da cidadania Paraná em Ação, promovido pelo Governo do Estado, fez 32.658 atendimentos no bairro Guarituba, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Usufruíram os serviços grátis mais de 10 mil pessoas, que foram ao Centro de Inclusão Social do Adolescente (Cisa), nos dias 10 e 11 de agosto.

No bairro, vivem mais de 40 mil pessoas, a maioria de baixa renda. A participação da comunidade superou as expectativas dos coordenadores da Secretaria de Relações com a Comunidade, responsável pela organização e operação do mutirão. Foram mais de 40 serviços totalmente gratuitos, que proporcionaram acesso à cidadania, saúde e inclusão social.

Os mais procurados foram os serviços de documentação. Cerca de 860 pessoas fizeram documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho. Também foram resolvidos casos de regularização de união estável, separação, divórcios, guarda de filhos, revisão de pensão alimentícia e paternidade.

“Esse número expressivo de atendimento só foi possível graças á união da Justiça estadual e federal, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado,”, afirmou o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber.

O prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli ressaltou que é primeira vez que o mutirão foi feito no município. “Na região, há uma demanda reprimida por serviços sociais e ela foi atendida com esse trabalho do Governo do Estado de inclusão social e de resgate da cidadania”, afirmou. Para o prefeito, o Mutirão da Cidadania - Paraná em Ação é  um investimento que traz grande retorno social.