Nota de esclarecimento sobre transporte coletivo metropolitano 21/02/2013 - 15:10

Com relação ao transporte coletivo metropolitano a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) esclarece que:

A Comec é responsável pelo planejamento e gerenciamento dos serviços do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Porém, desde 1996, mantém um convênio com a Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.) para auxiliar no gerenciamento do transporte coletivo integrado metropolitano.

Em maio de 2012, foi assinado um novo convênio entre o Governo do Estado, por meio da Comec, e a Prefeitura de Curitiba, que assegurou o equilíbrio econômico-financeiro do sistema, que atende a população de 14 municípios, cobrindo a diferença no custo por passageiro da Rede Integrada de Transporte (RIT).

Este convênio prevê o repasse de R$ 64 milhões, durante o período de 12 meses, para o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC). Sendo assim, o subsídio está assegurado até maio de 2013.

O que está em discussão no momento é o valor do repasse financeiro que o governo estadual estabeleceu, em maio de 2012.

Não existe nenhuma relação entre o convênio do subsídio da tarifa e o convênio de integração entre os municípios que participam da RIT. Ou seja, não há motivo que justifique qualquer antecipação a respeito do futuro da RIT.

A integração do transporte metropolitano é uma conquista da sociedade e o Governo do Estado tem total interesse na continuidade da RIT.

Paralelamente, o Governo do Estado realiza estudos técnicos e financeiros para propor alternativas de apoio a todos os municípios paranaenses que tenham sistemas organizados de transporte público.