PR é bem avaliado em transparência sobre Copa 26/05/2014 - 15:28

Uma pesquisa de indicadores de Transparência Estadual, feita pelo Instituto Ethos e divulgada no dia 22 de maio, mostra um quadro bastante positivo em relação aos níveis de transparência apresentados pelo Governo do Paraná, por meio do site da Coordenação Geral da Copa.

Na pesquisa, que foi apresentada em Seminário no Rio de Janeiro, dentro do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, o Paraná chegou aos 59,10 pontos.

Das doze sedes da competição, o Paraná ficou em terceiro lugar, à frente de Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Amazonas.

A pontuação de 59,10 também amplia em mais de 10 pontos a pesquisa realizada em 2013, quando o índice ficou em 42,15.

“Nosso esforço foi para ampliar os itens de visualização, facilitando o acesso do cidadão às informações sobre o trabalho centrado na Copa do Mundo”, afirmou o coordenador-geral da Copa no Paraná, Mario Celso Cunha.

QUALIDADE - A pesquisa avalia a quantidade e a qualidade das informações prestadas pelos governos estaduais que sediarão a Copa do Mundo.

“Ficamos satisfeitos com o reconhecimento do Instituto Ethos e motivados para novos desafios, já que sempre nos pautamos pela transparência”, afirmou Cunha. “A orientação do governador Beto Richa é pautada em três pilares principais: transparência, integração e legado. É o que estamos fazendo, inclusive atendendo rigorosamente a Lei de Acesso á Informação”, completa o coordenador-geral.

TRANSPARÊNCIA - “O resultado desta pesquisa é fruto de respostas de 90 perguntas e embasada no conjunto de leis que avaliam o nível de transparência. As solicitações foram feitas aos governos municipais e estaduais em janeiro e fevereiro deste ano”, explicou Bruno Videira, coordenador de projetos e políticas públicas do Instituto Ethos.

CIDADES - Também foi feita uma pesquisa dos Indicadores de Transparência Municipal, uma ferramenta para medir a disponibilidade dos dados públicos e o funcionamento dos canais de participação da população em relação aos investimentos dos governos municipais.

Curitiba, cidade-sede da Copa, ficou à frente de São Paulo, Recife, Manaus, Fortaleza, Salvador e Natal.

CIDADE TRANSPARENTE - No encontro de apresentação do resultado da pesquisa, Nicole Verillo, diretora da Amarribo Brasil, anunciou que está sendo criado o projeto Cidade Transparente, com os mesmos objetivos e com foco na gestão da Copa do Mundo.

“O projeto está em testes, mas já é uma realidade. Como o projeto envolve o setor público, empresas, sociedade civil e trabalhadores, devemos estar atentos e cobrar resultados de transparência”, afirmou Nicole.