Polícia ocupa área da região Sul de Curitiba para implantação de UPS 03/08/2012 - 15:13

A sétima Unidade Paraná Seguro (UPS) de Curitiba começou a ser instalada na Vila Osternack no dia 03 de agosto. Um grupo de 300 policiais ocupou a comunidade que fica no bairro Sítio Cercado, na região Sul da capital.

A operação, chamada de congelamento pelos profissionais de segurança, começou às 6 horas da manhã e inclui barreiras policiais, abordagens e revistas. São 280 policiais militares e 20 policiais civis, além de guardas municipais, que participam da ação. Neste primeiro momento a principal tarefa é fazer a inspeção da área.

De acordo com o secretário Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, os policiais ficarão em caráter permanente nos bairros que estão recebendo UPS. “A quantidade de homens se reduz, mas com base em um planejamento operacional. É importante frisar que o policiamento é permanente, ele não vai embora”, completa o secretário.

“As pessoas têm percepção da força do Estado e compreendem o conceito da UPS. Esta semana eu vi cartazes de moradores do Tatuquara pedindo uma unidade bairro. Estamos no caminho certo”, avalia o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.

Todo o bairro do Sítio Cercado concentra 6,6% da população de Curitiba, 8,48% das mortes violentas da cidade e 4,71% do total de roubos ocorridos na capital, no período de janeiro a julho deste ano. “Queremos recuperar a capacidade que foi perdida de organização da vida comunitária no bairro”, afirma Almeida Cesar.

“O foco dessa atuação é a Vila Osternack, mas a intenção é que a operação se espalhe para vilas próximas, como Santa Inês e Regina”, explica o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Bondaruk.

A chegada da UPS do bairro foi bem recebida pelo cobrador de ônibus José Mendonça, que trabalha no terminal da Vila Osternack. “Já fui assaltado mais de 40 vezes aqui. De uns tempos para cá já começou a dar uma melhorada”, afirmou.

ETAPAS - A implantação de UPS integra as medidas do governo estadual para reforçar a segurança pública e reduzir a taxa de criminalidade no Estado. As outras seis unidades estão em funcionamento em bairros da capital: Uberaba, Parolin e Cidade Industrial de Curitiba (Caiuá, Nossa Senhora da Luz, Sabará e Vila Verde).

São três as fases para uma instalação efetiva de uma nova UPS. Previamente, ocorre uma fase de varredura e identificação de criminosos que atuam na região. Em seguida, acontece a ação de congelamento, com abordagens e detecção de possíveis anormalidades na área.

A etapa seguinte é a implantação oficial da unidade, quando a polícia já tem o domínio da região. Além da manutenção de policiamento comunitária e implantação de serviços públicos, em parceria com a prefeitura do município. “A UPS do Paraná não é apenas uma ação de polícia, mas de revitalização da vida comunitária local, com uma polícia amiga, que se torna conhecida da população”, diz o secretário.

Almeida Cesar lembra que a estratégia é manter uma dinâmica na implantação de novas UPS, obedecendo a capacidade operacional da Polícia Militar do Paraná. Segundo o secretário da Segurança, em uma fase posterior, serão edificadas construções padrões para as sedes, com central de monitoramento e espaços que permitam atividades de interação com a comunidade, como cursos técnicos.

INTERIOR - Até o fim do ano, outras três unidades serão implantadas em Curitiba, totalizando dez na capital. Segundo o governador Beto Richa o projeto também será levado para cidades do interior do Estado, dentro do programa que reestruturação das forças de segurança.

Por meio do programa Paraná Seguro já foram contratados 3.120 novos policiais – de um total de 12 mil que devem ser incorporados até 2014. O programa prevê também a compra de 3.200 viaturas, instalação de 400 módulos policiais móveis e construção de 95 delegacias, entre outras medidas.