Políticas de gestão pública da RMC serão discutidas em Seminário 24/11/2011 - 16:10

Para discutir políticas de gestão pública e o plano de desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), abre na segunda-feira (28), às 8h30, o Seminário RMC 2011 – Construindo Cenários. O evento, que será realizado no Salão de Atos do Parque Barigui e se estende até quarta-feira (30), é uma promoção da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) e da Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba (SMAM), em parceria com a com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Após a abertura oficial, às 9h15, o vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (EMPLASA), Luiz José Pedretti, ministrará a palestra “Regiões metropolitanas: desafios e perspectivas”. Às 9h45 o coordenador da COMEC, Rui Hara, explicará sobre “A integração metropolitana: contextualização da realidade metropolitana sob a ótica do planejamento integrado”. E, às 10h10, o secretário de Assuntos Metropolitanos, Horácio Monteschio, abordará sobre “A política de integração metropolitana da Prefeitura de Curitiba”.

Durante três dias serão ministradas palestras e oficinas nas áreas de políticas de gestão pública, habitação e uso do solo, drenagem e saneamento ambiental, consórcios públicos, mobilidade e logística. Este seminário é uma preliminar para os Diálogos Metropolitanos de 2012 e visa preparar os municípios para estabelecer as diretrizes do próximo Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da RMC.

RMC
Constituída por 26 municípios, a RMC é a oitava região mais populosa do país com 3.174.201 habitantes. Ela concentra 30.39% da população do Estado e ocupa uma área de 15.447 km².

Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) demonstram que no período de 2000 a 2010 a taxa de crescimento populacional da RMC foi de 1.38% ao ano. Este índice ficou acima da média nacional, que foi de 1.22% ao ano (comparativo entre 36 regiões metropolitanas).

Municípios que compõem a RMC: Adrianópolis; Agudos do Sul; Almirante Tamandaré; Araucária; Balsa Nova; Bocaiuva do Sul; Campina Grande do Sul; Campo Largo; Campo Magro; Cerro Azul; Colombo; Contenda; Doutor Ulysses; Fazenda Rio Grande; Itaperuçu; Lapa; Mandirituba; Pinhais; Piraquara; Quatro Barras; Quitandinha; Rio Branco do Sul; São José dos Pinhais; Tijucas do Sul e Tunas do Paraná

Programação do Seminário

Ricardo Barros: Secretario Estadual de Industria e Comercio
9:15
PALESTRA MAGNA:
Regiões Metropolitanas – Desafios e Perspectivas:
Luiz José Pedretti - Vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (EMPLASA)
9:45
Palestras Norteadoras: A Integração Metropolitana - Contextualização da Realidade Metropolitana sob a Ótica do Planejamento Integrado
Rui Hara - Coordenador Geral da COMEC
10:10
A Política de Integração Metropolitana da Prefeitura de Curitiba
Horácio Monteschio - Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos
Apresentação do Vídeo Institucional
10:40
Coffee Break
11:00
RMC e o Plano de Logística – Apresentação da Agência Curitiba
Gilberto Camargo / Reinaldo Fioravante - Diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID
11:30
Gestão Pública: Indicadores e Controle
Fernando Guimarães - Presidente do Tribunal de Contas do Paraná
12:00
Atuação da Caixa Econômica Federal (CEF) na RMC -Instrumentos de Fomento
Arielson Bitencourt - Superintendência Regional Leste da CEF
12:30
Intervalo para Almoço

Tarde – 14h
- Salão do Lago: 3ª Reunião do Fórum de Secretários de Industria e Comercio da RMC.
- Salão Barigui: Oficina Saneamento Ambiental - Discussão do Plano de Drenagem e Plano de Saneamento para a Região Metropolitana. Público-alvo: Técnicos da área de Meio Ambiente e Obras Publicas.
- Sala Jatobá: Sistema Integrado de Informações - Integração Digital da RMC (Ippuc, Copel, Celepar). Público-alvo: técnicos das áreas de informações, planejamento.

TERÇA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO
Manhã (8h30) e Tarde (14h)
- Salão Barigui: Oficina “Planos Diretores Municipais” e Habitação. Público-alvo: técnicos das áreas de Planejamento, Habitação e Urbanismo
- Sala Jatobá: Oficina TCE - Indicadores de Gestão Publica – Jorge Khalil Miski. Público-alvo: técnicos da área de Finanças e/ou Administração Municipal.

QUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO
Manhã (8h) e Tarde (14h)
- Salão Barigui: Oficina de Consórcios Públicos - Caixa Econômica Federal e também serão apresentadas experiências de Consórcios Municipais nas áreas de Resíduos Sólidos , Saneamento e Saúde. Público-alvo: técnicos das áreas de administração, finanças e meio ambiente.
- Salão do Lago: Seminário de Logística - Agência Curitiba de Desenvolvimento e BID.
- Sala Jatobá: Educação Socioambiental em Bacias Hidrográficas da RMC. Público-alvo: prefeituras, Ministério Público, Instituições Governamentais e Universidades.