Profissionais dos municípios participam de reunião sobre Plano Diretor 30/04/2014 - 17:00

Técnicos municipais das áreas do planejamento urbano, finanças, meio ambiente e social participaram terça-feira (29), em Curitiba, da segunda Reunião Técnica sobre o Plano de Ação e Investimentos (PAI), do Plano Diretor Municipal (PDM), promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade. Participaram os municípios de Guaratuba, Pontal do Paraná, Agudos do Sul, Contenda, Lapa, Quitandinha, Rio Negro, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas e Porto Vitória.

As palestras foram ministradas pelo geógrafo Carlos Storer e o economista Jerônimo Meira, do Paranacidade. “Até o fim deste ano, o Paraná será o primeiro Estado em que todos os municípios terão planos diretores. Até o momento, já são 377 planos concluídos e atualizados”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega.

O principal objetivo da reunião foi mostrar a importância do Plano de Ação e Investimentos e do Plano Diretor Municipal para a melhor execução de projetos prioritários ao município; para a adoção da dimensão territorial no planejamento e gestão permanente nos municípios; e as possibilidades de acesso a recursos do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná (SFM). “São questões que ajudam a desenvolver e a progredir cada município de maneira planejada, inteligente e a longo prazo, junto com a sociedade. É uma nova cultura de gestão pública”, destacou Carlos Storer.

O engenheiro civil, Julio Cesar Paluch, de Quitandinha, disse que seu município tem o Plano Diretor desde 2007 e com os conhecimentos adquiridos na Reunião Técnica será possível melhorar o documento e elaborar o Plano de Ação e Investimentos (PAI). “Pudemos esclarecer dúvidas sobre como e por que fazer o Plano de Ação e Investimentos. Além disso, facilita o controle e a revisão anual do Plano Diretor”, disse Paluch.

De Porto Vitória, participaram a secretária de Administração, Margarete Brandt, o engenheiro civil, Rubens Gaebler, e a secretária executiva, Luciane Holowka. “Temos o Plano Diretor desde 2011, mas não havia nada concreto. Esta reunião nos despertou o interesse de colocar em prática o Plano de Ação e Investimentos e, de fato, fazer acontecer”, afirmou Gabler.

INSTRUMENTO BÁSICO - O diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Lúcio Mauro Tasso, que tem contato diário com os prefeitos do Paraná, reforça a necessidade do Plano Diretor Municipal. “Trata-se de um instrumento básico para o planejamento municipal e para a implementação da política de desenvolvimento que deve nortear as ações dos agentes públicos e privados, com a participação popular”, diz ele.

Storer lembra, ainda, que o PDM maximiza os benefícios sociais, garante a oferta de serviços e equipamentos urbanos e, ainda, reduz desigualdades e custos operacionais e de investimentos.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr