Região Metropolitana de Curitiba tem 3º maior IDHM do Brasil 25/11/2014 - 16:50

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tem o terceiro maior IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) em comparação a 16 metrópoles brasileiras. O índice de 0,783 mostra que nos últimos 10 anos a RMC conseguiu reduzir as desigualdades sociais entre os municípios. O ranking das metrópoles foi divulgado no dia 25 de novembro no Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, lançado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).
De acordo com a pesquisa, nos últimos 10 anos a RMC zerou o número de cidades com IDHM muito baixo e aumentou o percentual de cidades com indicador alto, que passou de 8% para 26%. As cidades com pior IDH em 2010 na RMC foram Rio Branco do Sul (0,679), Cerro Azul (0,573) e Doutor Ulysses (0,546).

RANKING

De acordo com o ranking, a região de São Paulo tem o maior IDHM com índice de 0,794 e o Distrito Federal é a segunda melhor colocada com 0,792. Depois vem a RMC com 0,783 e em quarto lugar ficou a região metropolitana de Belo Horizonte com 0,774. A quinta colocada é a Grande Vitória, com 0772.
Entre as piores no ranking, a região metropolitana de Manaus obteve a menor índice entre as 16 analisadas, com o IDHM de 0,720. Belém é a penúltima no ranking com 0,729. Fortaleza e Natal aparecem empatadas com terceiro pior IDHM com 0,732. A região metropolitana do Recife vem em seguida com 0,734.
O estudo também mostra a comparação com os índices de 2000, primeira vez em que um levantamento do gênero foi feito. Segundo o relatório, houve melhora do IDHM nos últimos dez anos em todas as regiões metropolitanas analisadas. Em 2000, o IDHM da região metropolitana de São Paulo era 0,714. O índice do DF era 0,680. A região de Curitiba tinha 0,698. Belo Horizonte aparecia com 0,682. E a região da Grande Vitória tinha 0,678.

IDHM
O IDHM é um índice composto por três áreas do desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). O IDHM vai de zero a um: quanto mais próximo de um, melhor o desenvolvimento humano enquanto que quanto mais próximo de zero, pior. Entre zero a 0,499 o IDH é muito baixo. Já entre 0,7 e 0,799 é alto e de 0,8 a 1, muito alto.

ATLAS
O Atlas Brasil 2013, lançado em julho do ano passado, traz o IDHM dos 5.565 municípios brasileiros, além de mais de outros 200 indicadores socioeconômicos. Neste ano, o Atlas do Desenvolvimento Humano traz a análise por regiões metropolitanas para conhecer aspectos da realidade socioeconômica. Este novo recorte permite observar as disparidades que as médias municipais poderiam omitir quando se analisam as desigualdades entre os bairros.