Região norte de Curitiba terá reforço na transmissão de energia 04/02/2015 - 16:36

A Copel iniciou a construção da nova subestação Curitiba Norte, situada no município de Almirante Tamandaré, na região metropolitana da Capital. O empreendimento inclui uma nova linha de transmissão, num investimento total de R$ 58,4 milhões, e deverá ficar pronta até julho de 2016.

“É a primeira de uma série de obras de grande porte que reforçarão a capacidade de fornecimento de energia para a RMC para os próximos anos, acompanhando o forte crescimento de toda esta região”, explicou o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna. Ele refere-se ao extenso plano de obras já em andamento na Capital, que inclui, entre outras, a instalação da subestação Curitiba Leste e a linha de transmissão até a subestação Curitiba. Ambas devem entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2015.

INDÚSTRIA - A conexão da nova subestação Curitiba Norte ao Sistema Interligado Nacional se dará por meio de uma linha de transmissão que percorrerá 33 km até a já existente subestação Bateias, passando por Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Campo Largo e Campo Magro. A nova subestação também vai dividir em dois trechos a linha que hoje opera entre as subestações Pilarzinho e Cia. de Cimento Portland Rio Branco (Votorantim).

Segundo Sergio Luiz Lamy, diretor-presidente da Copel Geração e Transmissão S.A, que executa o empreendimento, o conjunto de obras tornará o sistema de transmissão mais robusto e evitará sobrecargas na subestação Bateias, que atualmente é a principal fonte de atendimento ao anel de 138 mil volts na área norte da RMC. “Concentramos esforços em grandes obras que possam suprir o aumento da demanda por energia nos próximos anos e, nesse sentido, a região norte da capital é prioritária devido à forte presença da indústria de cimento e mineração”, completa.

Considerada uma subestação de fronteira, Curitiba Norte injetará energia proveniente da rede de transmissão (230 mil volts) no sistema de distribuição em alta-tensão (138 mil volts), utilizando dois transformadores com potência total de 300 megavolt-ampères.

A concessão da subestação Curitiba Norte e da linha de transmissão associada ao projeto foi arrematada pela Copel Geração e Transmissão S.A. no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica realizado no dia 14 de novembro de 2013. O empreendimento deve proporcionar à empresa uma receita anual de aproximadamente R$ 6,7 milhões após a entrada em operação