Richa assina contrato para Compagas fornecer gás para usina de Araucária 28/01/2015 - 16:04

O governador Beto Richa, o presidente da Compagas, Fernando Ghignone, e o gerente executivo da Petrobras, Rodrigo Vilas Novas, assinaram no dia 27 de janeiro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a renovação de um convênio para que a Companhia Paranaense de Gás continue fornecendo o combustível para funcionamento da Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA).

A Compagas é a concessionária responsável pela distribuição, no Paraná, do gás natural canalizado. A renovação do contrato garante a operação da usina no Sistema Interligado Nacional (SIN). A usina tem potência de geração de 460 megawatts de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes.

O convênio, de R$ 1,2 bilhão, tem duração de um ano e prevê o fornecimento de 2,2 milhões metros cúbicos de gás natural por dia - aproximadamente 8% de todo gás importado pelo ramal Brasil-Bolívia. “É fundamental manter a capacidade de geração de energia dessa importante usina paranaense. Ela tem sido primordial para manter o fornecimento de energia, principalmente, nesse período preocupante, de risco de racionamento de energia no País”, disse o governador.

Richa reafirmou o compromisso de fortalecer a Compagás e defendeu a diversificação da matriz energética brasileira. “Nossa determinação para a Copel é que busque investimentos em energias renováveis. É preciso fortalecer o setor para garantir energia abundante e de qualidade para o desenvolvimento econômico do Brasil”, ressaltou. A Compagás é uma empresa de economia mista, que tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

NOVOS RAMAIS – O presidente da Compagas, Fernando Ghignone, explicou que a usina de Araucária é a maior cliente da Compagás. “Esse é um momento oportuno para o crescimento da participação do gás natural na matriz energética, principalmente, num momento que o setor elétrico está em crise”, afirmou. Atualmente, a Compagas conta com mais de 24 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e atendimento a 14 municípios.

Ghignone disse que a empresa passa por um grande momento, com a construção de novos ramais de gás, principalmente para os Campos Gerais.

O gerente executivo da Petrobrás Rodrigo Vilas Novas destacou a participação da usina no sistema elétrico nacional. “Uma importante usina que tem contribuído para o fortalecimento do setor. O gás natural é uma fonte energética segura que precisa ser ampliada”, afirmou.

FUNDAMENTAL - A Companhia Paranaense de Energia (Copel) é sócia majoritária da Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA), com 80% de participação. A Petrobras é detentora dos outros 20%. O presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna, afirmou que a renovação do contrato é fundamental para que a usina continue operando e gerando energia para o Sul e Sudoeste do Brasil.

“O gás natural é uma importante fonte energética e uma alternativa para reduzir a dependência das hidroelétricas, principalmente. A Copel está ampliando os investimentos em termoelétricas e em energias renováveis para fortalecer o setor”, afirmou.

Vianna explicou, ainda, que a meta para os próximos anos é dobrar a capacidade da Usina Elétrica a Gás de Araucária para 830 megawatts de potência. “O Paraná está fazendo sua parte. Estamos num momento de iminente racionamento elétrico e investimentos assim são fundamentais”, afirmou.