Richa autoriza R$ 16,5 milhões para investimentos em Curitiba 02/07/2015 - 11:31

O governador Beto Richa recebeu, no dia 01 de julho, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e assinou a autorização para licitação de pavimentação e melhorias na avenida Governador Agamenon Magalhães, no Capão da Imbuia, e para a compra de mobiliário para 35 unidades de saúde. O governador também homologou a licitação, já concluída, para pavimentação e construção de calçadas na rua Raul Pompéia, no bairro Fazendinha.

O investimento é de R$ 16,54 milhões, financiado pelo Governo do Estado. A linha é a do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), gerenciada pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Paranacidade.

“Tenho um compromisso com Curitiba, que vem desde a época em que fui prefeito da capital, e que permanece até agora, com esta boa parceria com a administração municipal” disse Richa. “As obras são em regiões importantes da cidade, que receberão uma série de benfeitorias em infraestrutura viária”, afirmou o governador. “Além de quem vive na capital, essas obras também beneficiam a população Região Metropolitana e de outros cidades, que vêm a Curitiba em busca de serviços públicos de qualidade.”

Para o prefeito Gustavo Fruet, a parceria com o Governo do Estado contribui para a realização de obras no momento de crise nacional. “Estes recursos compõem um convênio firmado em 2012 e que agora, definitivamente, foi liberado”, disse ele.

“A rua Raul Pompéia é uma importante ligação na região Sul da cidade que precisa ser revitalizada, porque cresceu de forma acentuada e pelo grande trânsito de transporte de carga e de ônibus”, explicou o prefeito. Já as obras na Agamenon Magalhães, disse o prefeito, são decorrência da conclusão da trincheira sobre a Linha Verde Norte, que vai permitir a ligação até o Tarumã.

15 CIDADES - O governador citou a autorização de obras e liberação de financiamentos para 15 municípios paranaenses e a entrega de 137 ambulâncias, feitos na manhã desta quarta-feira, além de outros investimentos do Estado anunciados nesta semana. “Todos esses investimentos demonstram, na prática, que o pior já passou. Tivemos a coragem de fazer o ajuste fiscal no momento adequado, mas já começamos a colher os frutos”, ressaltou Richa.

PACOTE DE INVESTIMENTOS – O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, explicou que os recursos financiados para Curitiba fazem parte de um pacote que a Secretaria disponibiliza para os municípios paranaenses.

“Nossa missão é levar qualidade de vida para a população com as obras de infraestrutura. Temos a preocupação de acompanhar os municípios paranaenses, inclusive as grandes cidades, e identificar suas necessidades”, ressaltou o secretário. “A equipe técnica da secretaria, junto com a prefeitura e o Paranacidade, identificam as demandas e liberam os financiamentos para executar as obras”, explicou.

MELHORIA DE VIAS – Serão aplicados R$ 9 milhões nas obras na avenida Agamenon Magalhães serão no trecho entre a Nicolau Galbino e avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Capão da Imbuia. Na rua Raul Pompéia, no Fazendinha, o investimento será de R$ 6,5 milhões. Serão pavimentados mais de 26,5 mil metros quadrados.

Além de asfalto, em ambas as vias serão construídas galerias de águas pluviais, calçadas com rampas de acessibilidade, com meio fio, drenagem, além de urbanização, com plantio de árvores e grama.

PARA A SAÚDE – Serão aplicados R$ 1,16 milhões na compra de diferentes mobiliários para diversas unidades de Saúde e para o Hospital Novo Mundo. Confira as unidades que receberão os mobiliários: Cajuru, Guabirotuba, Abranches, Alvorada, Bairro Alto, Camargo, Concórdia , Eucalipto, Tarumã, Moradias Belém, Osternack, Osvaldo Cruz, Ouvidor Pardinho, Pantanal, Salvador Allende, Santa Quitéria, Tancredo Neves, Trindade, União das Vilas, Vila Sandra, Vitória Régia, Vila Verde, Boa Vista, Matriz, Portão, Bairro Novo, Pinheirinho, Lotiguaçu, Pantanal, São Domingos, Solitude; Santa Cândida , Tancredo Neves, Jardim Paranaense e Jardim Gabineto.