Richa autoriza contratação de estudo para pavimentação de acesso a Dr Ulysses 22/02/2013 - 10:36

O governador Beto Richa assinou no dia 21 de fevereiro a ordem de serviço para a elaboração do projeto de engenharia para pavimentar 47 quilômetros da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, na região Central do Paraná. Com a medida, todos os municípios paranaenses passarão a ter vias de ligação asfaltadas.

Mato Rico e outras três cidades do Paraná ainda não têm acesso rodoviário pavimentado. Para resolver a situação, Richa também já autorizou a contratação de estudos de engenharia e impacto ambiental para a pavimentação de rodovias de acesso aos municípios de Doutor Ulisses (Vale do Ribeira), Guaraqueçaba (Litoral) e Coronel Domingo Soares (Oeste).

“A pavimentação das estradas é uma conquista histórica. Representa o início de um período promissor para todas as cidades, que deixam de ficar isoladas. Mato Rico e região ganham novas condições para se desenvolver com a pavimentação da PR-239”, disse o governador, que cumpriu agenda no Centro do Estado e anunciou investimentos de R$ 24 milhões para infraestrutura, saúde, educação e habitação para Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Pitanga e Ivaiporã.

ESTUDOS – Os trabalhos de topografia e sondagem de solo no trecho da PR-239 foram iniciados. O projeto executivo vai definir o traçado, as obras de terraplenagem, drenagem e necessidade de obras especiais, como a construção de trincheiras com alças de acesso. A previsão é que os estudos sejam concluídos até o fim do ano e a pavimentação comece no ano que vem.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, explicou que a estrada teve que ser estadualizada para a execução da obra. Segundo ele, é compromisso do Estado asfaltar o acesso de todos os municípios que ainda não tem ligação asfáltica. “Também queremos pavimentar o acesso de outras sete cidades, que têm asfalto, mas não estão ligados à rede viária estadual”, disse o secretário.

Richa Filho expôs a dificuldade do Estado com a falta de um banco de projetos. “O governo anterior não se preocupava com a elaboração de projetos, base para a execução de uma obra. Com muito esforço, revertemos esse quadro e fizemos um diagnóstico da infraestrutura estadual”, afirmou.

Para o prefeito de Mato Rico, Marcel dos Santos, a pavimentação do acesso será um marco para o desenvolvimento humano e econômico do município. “Temos baixo índice de desenvolvimento humano, que com certeza será revertido com a pavimentação até Pitanga. A falta de acesso foi uma barreira que impediu por anos o nosso crescimento”, afirmou.

Ele agradeceu a presença do governador e disse que há 16 anos Mato Rico não recebia o chefe do Executivo estadual. “Esses investimentos importantes aumentam nossa confiança no governo estadual”, disse o prefeito.

INFRAESTRUTURA - O governador também autorizou a abertura de licitação para obras de recape asfáltico em Mato Rico. O investimento de R$ 186 mil é uma parceria da administração municipal com a Paranacidade. Richa anunciou a conclusão de obras de recape asfáltico em Santa Maria do Oeste e em Ivaiporã, com a revitalização da Avenida Castelo Branco.

Foi assinada a ordem de serviço para a construção de 40 casas urbanas em Mato Rico e Santa Maria do Oeste. Outras 50 unidades habitacionais serão feitas em Pitanga. O investimento total será de R$ 4 milhões. O governador disse que as casas fazem parte do Morar Bem Paraná, programa que define a nova política habitacional do Estado e que garantirá o atendimento a 110 mil famílias paranaenses em quatro anos.

“Vamos fazer uma revolução habitacional no Paraná. Para isso, temos um bom entendimento com o governo federal. Queremos que a população tenha moradia própria e de boa qualidade”, disse. Richa destacou as parcerias com as prefeituras e reafirmou o compromisso de fazer um governo democrático e municipalista.

“Estamos governando com os olhos voltados para o interior. É nas cidades que as pessoas vivem e precisam ver suas necessidades mais básicas atendidas. O Palácio Iguaçu sempre está de portas abertas para os municípios”, garantiu.

Richa conheceu a área de exposições da ProduShow, evento realizado em Pitanga para expor novas tecnologias e equipamentos para o setor agrícola. Acompanharam o governador na região os deputados estaduais Alexandre Curi, Artagão Júnior, Ademar Traiano e Bernardo