Richa autoriza obras e compra de equipamentos para 35 municípios 10/08/2015 - 16:22

O governador Beto Richa recebeu, no dia 10 de agosto, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, prefeitos de 35 municípios, sendo 03 da Região Metropolitana de Curitiba (Piraquara, Campina Grande do Sul e Rio Negro). Richa assinou autorização de licitações para novas obras e para compra de equipamentos rodoviários e, também, a homologação de licitações já concluídas.

Na mesma solenidade, 11 municípios assinaram novos contratos de financiamento com a Fomento Paraná, no valor de R$ 30,7 milhões: Cafeara, Jacarezinho, Medianeira, Paranavaí, Piraquara, Quatro Pontes, Rio Negro, São Carlos do Ivaí, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.

Somados os novos contratos e as licitações e homologações, o investimento chega a R$ 62 milhões. Os recursos são das linhas do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM) e do Programa para Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para Prefeituras (PROMAP), administradas pela Fomento Paraná em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e ParanaCidade.

Richa ressaltou a parceria com os municípios para garantir a melhoria da qualidade de vida da população. “São investimentos em infraestrutura urbana e viária e aquisição de maquinários que garantem mais obras e, por consequência, mais bem-estar social às famílias do Paraná”, disse ele. “O anúncio de investimentos nas cidades é uma rotina no Paraná. Estamos frequentemente anunciando novos repasses a todos os municípios sem discriminação política”, afirmou Beto Richa.

O governador destacou, ainda, a retomada dos investimentos do Estado graças ao ajuste fiscal promovido pelo governo. “Neste momento de estagnação da economia nacional, inflação alta e dificuldades em vários estados, o Paraná retoma muitas obras. Estamos honrando compromissos com os credores e realizando investimentos”, ressaltou. Richa afirmou que a previsão é chegar até o fim do ano com as contas equilibradas. “Para o ano que vem, teremos, se tudo der certo, R$ 5 bilhões para novos investimentos”, afirmou.

RUAS, PRAÇAS E PRÉDIOS – Os municípios irão aplicar os recursos em obras de pavimentação, recape asfáltico, drenagem urbana, revitalização de iluminação pública, construção de prédio da prefeitura, praças, pista de skate, ciclovias e na compra de equipamentos rodoviários.

“Os prefeitos apresentam suas necessidades e cabe à Secretária do Desenvolvimento Urbano fazer todo o alinhamento, a análise dos projetos e aprovar o crédito para repassar esses recursos para as obras dos municípios”, explicou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior. “São recursos importantes para os municípios poderem investir mesmo num momento de crise”, disse ele.

Até o final de 2018, a previsão é investir R$ 1,2 bilhão nas cidades paranaenses, segundo o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho. “Além da melhoria da qualidade de vida da população, esses recursos aquecem a economia local”, disse.

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Sílvio Barros; o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Evandro Júnior, Cristina Silvestri, Thiago Amaral, Alexandre Guimarães, Cobra Repórter, Fernando Scanavaca, Doutor Batista, Pedro Lupion, Alexandre Curi, Hussein Bakri, Tião Medeiros, Bernardo Carli, Paulo Litro, Missionário Ricardo Arruda, Guto Silva e Francisco Bührer.

Confira os municípios com autorização de licitações e hologações:

CAMPINA GRANDE DO SUL (RMC)

Pavimentação asfáltica em ruas dos Jardins Paulista e Nesita, com drenagem de águas pluviais, calçadas, rampas de acessibilidade e urbanização

PIRAQUARA (RMC)

Pavimentação asfáltica, com calçadas, galerias pluviais , paisagismo e urbanismo em trechos das ruas Rotterdan, Arnhem, Januário Rodrigues Rocha

Pavimentação asfáltica, com galerias e calçadas, urbanização e paisagismo na rua Jacob Valenga, entre Alceu Antônio Zielonka e Epídeo Schevea

Pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, urbanização, passeios e calçadas em trechos das ruas Glória, Teixeira Soares, Francisco de Assis

Pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, urbanização, passeios, calçadas em ruas do bairro São Cristóvão

RIO NEGRO (RMC)
Pavimentação asfáltica, calçadas, rampas de acessibilidade, urbanização em trechos das ruas Alfredo Sabóia Lima, Ambrósio Schafhauser, Marçal José Pereira, Professora Mirtes Ferreira, Teodoro João Luebi, Waldemar Neuman

CONFIRA OS NOVOS CONTRATOS DE FINANCIAMENTO

Rio Negro (RMC)

R$ 6 milhões

Pavimentação de Vias. - SFM.

Piraquara (RMC)

R$ 7 milhões

Pavimentação de Vias. - SFM.