Richa decreta situação de emergência em Curitiba e mais 52 municípios 10/06/2014 - 16:31

O governador Beto Richa assinou no dia 10 de junho o decreto número 11.303, que estende a situação de emergência para Curitiba e mais 52 municípios paranaenses atingidos pelas chuvas intensas do último fim de semana (destes 05 são da Região Metropolitana de Curitiba: Campo Magro, Lapa, Pinhais, Quitandinha, São José dos Pinhais). No dia 09, o governador decretou a situação de emergência para 77 municípios, de diversas regiões do estado.

Mais medidas de apoio à população devem ser anunciadas pelo governador. “Estamos fazendo tudo o que está ao alcance do governo estadual para atender as pessoas que sofrem os efeitos deste desastre deflagrado por fortes chuvas, que seguramente é um dos mais graves já registrados no Paraná nos últimos 30 anos, pela amplitude de municípios e pessoas atingidas”, afirmou o governador.

Richa foi pessoalmente a diversos municípios, para avaliar a situação e acompanhar os trabalhos do governo. “Mobilizamos toda a estrutura do governo estadual para minimizar o sofrimento das pessoas e dar total apoio às prefeituras, para que elas possam recompor as cidades e restabelecer os serviços à população o mais rápido possível”, disse ele.

O decreto de situação de emergência garante mais agilidade e elimina burocracias para que os prefeitos tenham condições de usar recursos públicos para atenuar a situação.

Pela Secretaria da Saúde foi feita liberação de mais de R$ 5 milhões para que os prefeitos possam contratar mais profissionais, pagar horas extras. Foram enviadas vacinas, remédios para gripe e inúmeros outros medicamentos para prevenir doenças comuns após enchentes.

A área da Infraestrutura e Logística já detectou os pontos em rodovias com pavimento deteriorado, barreiras, pontes prejudicadas e as ações para normalizar o tráfego já estão em andamento.

AFETADOS - Os municípios sofrem as consequências de chuvas intensas, que provocaram alagamento, deslizamentos, fortes enxurradas e inundações provocadas pela cheia de diversos rios, entre os quais o Ivaí, Iguaçu, Jordão, Rio das Mortes, Pinhão, Rio dos Patos e São João.

Conforme o boletim da Coordenaria Estadual de proteção e Defesa Civil, divulgado às 9 horas do dia 10 de junho, 422.435 pessoas, de 132 municípios, foram afetadas. Neste número incluem-se não só as que tiveram perda total ou parcial de residências e bens, mas também as atingidas por interrupção de fornecimento de energia, de água, por danos nas lavouras, isolamento e dificuldade de tráfego por prejuízos em estradas.

O levantamento mostra que 3.431 pessoas estão desabrigadas e 11.710 permanecem desalojadas. Em Curitiba, 16.804 pessoas foram afetadas.

AJUDA HUMANITÁRIA – O Governo Estadual, por meio da Defesa Civil, já enviou para as cidades atingidas 10 mil cobertores, duas mil fraldas, 400 fardos de roupas, além de mais de 100 quilos de alimento emergencial (preparado de sopa).

Os produtos e alimentos são de doações feitas por entidades e a população, que a Defesa Civil recebe, organiza e despacha para o interior. Mais caminhões seguem para as cidades nesta terça-feira.

Confira os 53 municípios que tiveram situação de emergência decretada:

Araruna, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Campina da Lagoa, Campo Magro, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Coronel Domingos Soares, Cruzeiro do Iguaçu, Curitiba, Diamante do Oeste, Fernandes Pinheiro, Figueira, Foz do Iguaçu, Inácio Martins, Iretama, Ivatuba, Jaboti, Janiópolis, Lapa, Lidianópolis, Missal, Moreira Sales, Nova Prata do Iguaçu, Ortigueira, Palmeira, Palmital, Paraíso do Norte, Paulo Frontin, Pinhais, Porto Amazonas, Porto Vitória, Prudentópolis, Quarto Centenário, Quitandinha, Ramilândia, Rondon, Salto do Lontra, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Izabel do Oeste, Santana do Itararé, Santa Tereza do Oeste, São Jorge do Patrocínio, São Miguel do Iguaçu, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tomazina, Turvo, Umuarama, Vera Cruz do Oeste e Virmond.