Richa inaugura Centro de Educação Profissional de Fazenda Rio Grande 30/06/2014 - 15:03

O governador Beto Richa inaugurou no dia 27 de junho o Centro Estadual de Educação Profissional de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O novo centro recebeu o nome de Erotides Ângelo Nichele, pioneiro da região, que foi prefeito e vereador do município. O espaço tem capacidade para atender a 1.260 alunos de Fazenda Rio Grande e cidades próximas, com ensino médio e profissionalizante, juntos. O ensino é gratuito, ofertado pela Secretaria Estadual da Educação.

O governador afirmou que garantir o acesso à formação e qualificação profissional dos jovens atende à visão estratégica do governo estadual para estimular o desenvolvimento do Estado e proporcionar qualidade de vida da população. Pela manhã, Richa inaugurou o Centro de Educação Profissional de Assaí, no Norte do Estado.

“O Paraná vive grande expansão industrial, fruto da política adotada por nosso governo, de resgatar a confiança dos investidores. Com diálogo, segurança jurídica e com as ações do programa Paraná Competitivo já chegamos a quase R$ 35 bilhões em novos investimentos”, disse ele.

“Para atender a forte demanda das indústrias por trabalhadores qualificados, e para garantir que os aproveitem as oportunidades, é que investimos na qualificação dos jovens”, afirmou o governador, ao lado do prefeito Márcio Cláudio Wozniack e da filha do homenageado, Marilva Nichele.

FICAR NA CIDADE - O prefeito disse que a população está satisfeita com a nova escola. “Isso fará grande diferença no nosso município. As indústrias que chegam aqui procuram pessoas qualificadas e este será um espaço para elas buscarem seus profissionais”, disse ele.

“De outro lado, muitos moradores de Fazenda Rio Grande trabalham em Curitiba e toda a iniciativa que possibilite a eles morarem e trabalharem aqui é importante”, afirmou Wozniack.

NO PARANÁ - Richa ressaltou que há hoje no Paraná 17 centros estaduais de educação profissional em construção. Além disso, a unidade de Dimanante do Norte, no Noroeste, está em fase final de elaboração de projeto. Outras 21 ampliações estão sendo feitas e duas já foi concluídas.

Foram investidos cerca de R$ 7,6 milhões na construção do novo Ceep de Fazenda Rio Grande, numa parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Richa disse que os recursos do Governo Federal para os centros de Fazenda Rio Grande, de Assaí e para outras cidades já estavam disponíveis para o Paraná desde a gestão anterior, mas não haviam saído do projeto. “Tiramos do papel. A primeira ação foi encaminhar pedido de aditivo de prazo, porque estávamos na eminência de perder os recursos”, contou.

DEMANDA - Com uma área de 6.495 metros quadrados, o novo Centro de Educação Profissional tem 12 salas de aula e oito laboratórios. A escola conta, ainda, com rampas de acessibilidade, 15 ambientes de serviço, nove salas pedagógicas e administrativas, além de quadra de esportes coberta com banheiros e vestuários.

A diretora do Ceep, Míriam Maurer, informou que o primeiro curso será técnico de Logística (subsequente e integrado). Já há 250 alunos pré-inscritos.

Em seguida, passarão a ser ofertados os cursos técnicos de mecatrônica, eletroeletrônica e edificações. “Antes de definir os cursos conversamos com a comunidade para identificar as demandas e atender os setores que oferecem oportunidades nestas áreas”, disse ela.

GRANDE CURITIBA - Na Região Metropolitana de Curitiba são três novos Centros de Educação Profissional, com cursos voltados para o setor produtivo da região. Serão 3.600 vagas em cursos, todos gratuitos. Juntas, as três escolas técnicas somam um investimento de mais de R$ 24 milhões.

Além de Fazenda Rio Grande, também a estrutura de Almirante Tamandaré está concluída. Em Campo Largo, o novo centro de educação profissional já começou a ser construído. A previsão do início das aulas é para o primeiro semestre do ano que vem.

Cada nova escola tem capacidade para, em média, 1.200 alunos. Os cursos estão sendo escolhidos de acordo com a demanda da região, para que ao término os alunos sejam indicados para estágios em empresas conveniadas com as escolas.

MAIS ESCOLAS ESTADUAIS - Até o final de 2014, o Governo do Estado vai entregar 12 novas escolas em oito cidades da Região Metropolitana de Curitiba, que abrirão 14 mil novas vagas para atender os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico nos três turnos.

Os novos colégios são construídos em parceria com prefeituras e Governo Federal. Cinco já foram concluídos e as outros sete estão em andamento. Em Campo Largo, além do Ceep, foi construído o Colégio Estadual Geraldina da Mota. Também já iniciaram as obras para a construção do novo Colégio Estadual Casemiro Karman. Os municípios de Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, São José dos Pinhais, Adrianópolis, Araucária e Piraquara também recebem novas escolas do governo estadual.