Rio Negro ganha Biblioteca Cidadã 12/06/2012 - 10:02

O governador Beto Richa entregou no dia 11 de junho a Biblioteca Cidadã Aracy Guimarães Rosa, em Rio Negro, e a Biblioteca Cidadã Halia Retcheski Popia, em Paulo Frontin. Os dois municípios no Sul do Estado receberam R$ 650 mil para essas duas unidades. “As bibliotecas possuem um grande acervo bibliográfico que complementam o estudo de toda a rede de ensino do município. A melhoria dos índices de educação é prioridade absoluta da nossa gestão”, declarou o governador.

O secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana, disse que o Governo tem o objetivo de instalar um equipamento cultural em todos os municípios. Ele ressaltou que no ano passado foram inauguradas 65 bibliotecas cidadãs no Estado. “Até o início do segundo semestre deste ano serão 300 unidades”, afirmou Viapiana.

“A biblioteca vai contribuir para continuarmos com o desenvolvimento da educação de Paulo Frontin, que é classificada pelo Ideb, como a quinta melhor educação do Estado”, afirmou prefeito de Paulo Frontin, Irineu Zacarias. O prefeito de Rio Negro, Alceu Ricardo Swarowski, destacou que a biblioteca vai atender a população dos bairros da comunidade Volta Grande. “O equipamento representa mais cultura e educação para a nossa população, assim conseguimos descentralizar a oferta de biblioteca pública para os bairros”.

PROJETO - O projeto Biblioteca Cidadã é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as secretarias estaduais de Assuntos Estratégicos e de Infraestrutura e Logística e as prefeituras. As bibliotecas cidadãs oferecem um equipamento cultural que promove a democratização do conhecimento, pelo acervo de livros e pela possibilidade de inclusão digital, com os telecentros.

O governo constrói a sede, em terreno oferecido pela prefeitura, e treina os funcionários. A qualificação de pessoal é feita pelos técnicos da Biblioteca Pública do Paraná. Essa ação conjunta estreita ainda mais a importante parceria entre Estado e municípios.

A edificação, depois de pronta, reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de 2 mil livros e um telecentro com cinco computadores com acesso à internet. A Biblioteca Cidadã possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação. O local estimula a valorização cultural da região – com artistas locais que pintam um painel na entrada principal. O projeto também prevê o plantio de árvores nativas no terreno.