Rios do Paraná serão monitorados por técnicos da Sema 10/06/2015 - 16:07

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, acompanhado de uma equipe de técnicos, visitou alguns rios de Curitiba e Região Metropolitana para observar o percurso e a atual condição das bacias hidrográficas. A visitação será uma rotina na Secretaria.

Seis rios foram escolhidos para essa primeira visita: Atuba, Iguaçu, Foz do Rio Pequeno, Canal Água Limpa, Itaqui e Palmital. O roteiro foi elaborado pelo coordenador de Recursos Hídricos da secretaria, José Luis Scroccaro, que explicou a situação de cada bacia à equipe que acompanhou a visita.

“Esta primeira rota mostra uma visão das cabeceiras do Rio Iguaçu que são mananciais, além de mostrar aquelas que não fazem parte do sistema de abastecimento dos municípios próximos a Curitiba. De perto fica mais fácil avaliar e pensar em iniciativas futuras para termos rios de qualidade”, diz Scroccaro.

Para o secretário Ricardo Soavinski, saber as condições das bacias hidrográficas do Estado é fundamental para elaborar estudos mais detalhados e pensar em ações a curto prazo. “Começamos por Curitiba e Região. Faremos outras visitas porque queremos conhecer de perto as águas que abastecem o Paraná. É um trabalho difícil, mas precisamos preservar nosso bem maior que é a água e, para isso, algo concreto precisa ser feito”, finaliza.

Saiba um pouco mais sobre os rios visitados:

- Rio Atuba - conta com 63 km de extensão e suas águas passam por Curitiba, Colombo e Pinhais. Integrante da Bacia do Alto Iguaçu, quando a deságua promove o encontro com o Rio Iraí e forma o maior rio do estado: o Iguaçu.

- Rio Iguaçu – É o maior rio do Estado do Paraná e é um afluente do Rio Paraná. O Iguaçu é formado pelo encontro dos Rios Atuba e Iraí, ainda dentro de Curitiba, e deságua nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Possui 1320 km de extensão.

- Foz do Rio Pequeno – Com uma área de 140 km quadrados, atualmente suas águas não estão sendo utilizadas para o abastecimento público. Na região da Foz do Rio Pequeno se vê agricultura de subsistência e pequenas indústrias como abatedouros de aves.

- Canal Água Limpa – é a união de vários afluentes, fica no município de São José dos Pinhais, é considerado área de preservação ambiental e serve para captação de água da Sanepar.

- Rio Itaqui – passando por Piraquara e São José dos Pinhais, o Rio Itaqui tem 39,80 km de extensão

- Rio Palmital – passando pelos municípios de Colombo e Pinhais, possui 93 km de extensão.

DADOS - O Paraná disponibilizará dados de monitoramento dos rios para o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Águas (Qualiágua). O convênio de cooperação entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Agência Nacional de Águas (ANA) já foi assinado pelo governador Beto Richa.

O Qualiágua é uma iniciativa da ANA para implementar a Rede Nacional de Qualidade da Água com a divulgação dos resultados para os gestores públicos, pesquisadores e a sociedade.

O convênio envolve o Instituto Ambiental do Paraná e o Instituto Águas Paraná, órgãos vinculados à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e responsáveis pela coleta e análise da água em 130 estações de 11 bacias hidrográficas do Estado.

A rede de monitoramento de qualidade de água do Paraná existe desde a década de 1970. Ela cresceu gradativamente e agora, com o Qualiágua, a meta é ampliar as coletas para 220 pontos até 2020, prazo da validade do convênio.

As coletas e análises são feitas trimestralmente para medir chuvas, a evaporação da água, o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos, quantidade de esgotamento sanitário, metais pesados e outros parâmetros que indicam a qualidade e a quantidade de água nas bacias.