Sanepar investe para dobrar produção de água tratada em Almirante Tamandaré 02/08/2013 - 10:59

A Sanepar está ampliando o sistema de abastecimento de água de Almirante Tamandaré para incrementar a produção dos poços do Aquífero Karst. A oferta de água tratada irá praticamente dobrar, passando dos atuais 155 litros por segundo para 300 litros por segundo, volume suficiente para abastecer a atual população urbana, além de garantir de água tratada para as necessidades futuras. O Sistema Produtor Barigui, como é chamado o novo sistema de Almirante Tamandaré, vai custar R$ 7,5 milhões.

O novo sistema irá captar água do Rio Barigui e fará o tratamento convencional na Estação de Tratamento de Água. Todo o sistema conta com as seguintes unidades: captação e adutora de água bruta, módulo de tratamento, casa de química, casa dos compressores, reservatórios, tanque de produtos químicos, lagoa de decantação, elevatória de recirculação do lodo de água, linha de recalque e adutora de água tratada.

A obra começou em dezembro de 2012 e deve ser concluída até a metade do ano que vem. Além de criar 214 empregos diretos, gera também outros 1.070 indiretos.

O município de Almirante Tamandaré tem uma população estimada de 135,3 habitantes. São 26.464 ligações de água, 5.949 ligações enquadradas no Programa da Tarifa Social.

AÇÕES – O Governo do Estado, por meio da Sanepar, nunca investiu tanto na qualidade de vida dos paranaenses. Em dois anos, a empresa ampliou em cerca de 5 mil quilômetros as suas redes de água e esgoto em todo o Paraná. Apenas em 2012 foram inauguradas no Estado 18 novas estações de tratamento de esgoto e mais 105 mil famílias foram integradas ao sistema de coleta.