Sanepar vai investir R$ 230 milhões em sistema de esgoto na RMC 26/09/2013 - 11:00

O gerente-geral da Sanepar para a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, Celso Thomaz, informou que a empresa, vinculada ao Governo do Estado, tem disponíveis R$ 230 milhões para investir no sistema de esgotamento sanitário nos próximos quatro anos. O valor foi apresentado em audiência pública na Câmara de Curitiba, sobre a qualidade dos rios, realizada no dia 24 de setembro.

Os recursos serão usados em reformas ou ampliações das cinco estações de tratamento de esgoto – Belém, Atuba Sul, CIC Xisto, Santa Quitéria e Padilha Sul - que atendem Curitiba e região para que elas alcancem índices de eficiência cada vez melhores. Celso Thomaz avalia que as soluções para o problema dos rios são de longo prazo e não dependem apenas de ações da Sanepar. “A Secretaria Municipal do Meio Ambiente citou pelo menos 12 itens que apontam dificuldades para melhorar a situação dos rios em Curitiba”.

A Sanepar está entre as três maiores companhias de saneamento do País e prepara o Plano Diretor de Esgoto, que contemplará o sistema para os próximos 30 anos. Todo o trabalho é pautado por critérios técnicos, atendendo ao que diz a legislação ambiental. “Estamos numa situação privilegiada no Estado em comparação com o restante do Brasil: 64% da população do Paraná é atendida com esgoto”, disse Celso Thomaz.

CRESCIMENTO – Em Curitiba, a Sanepar leva água tratada para 100% da população urbana e atende mais de 90% com coleta e tratamento de esgoto. A meta de elevar o nível de atendimento com os serviços de coleta e tratamento de esgotos sanitários para esse patamar, que deveria ser alcançado em dezembro de 2020, foi atingido em setembro de 2012.

O gerente da Sanepar enfatizou a importante parceria que a companhia mantém com os outros órgãos ligados ao meio ambiente, especialmente com a Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, que vai lançar nos próximos dias um plano de água e esgoto para o município, e com o Instituto das Águas do Paraná, com a formação dos comitês das bacias que fazem parte da região metropolitana.

O convite para a audiência pública partiu do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara, vereador Bruno Pessuti. Participaramo secretário de Meio Ambiente de Curitiba, Renato Eugênio de Lima, o diretor do Instituto das Águas do Paraná, Norberto Ramon, o superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Callado, e os vereadores Aladim Luciano, Felipe Braga Côrtes, Helio Wirbiski e Jairo Marcelino, integrantes da comissão.