Secretário destaca preparativos do PR para Copa 2014 25/05/2012 - 14:57

O secretário estadual para Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, esclareceu alguns dados relacionados com a preparação do mundial no Paraná, depois da apresentação oficial do Terceiro Balanço Oficial da Copa 2014, feita pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no dia 23 de maio, em Brasilia.

Segundo Mario Celso, quando o balanço foi fechado, em março, as novas obras do estádio do Atlético Paranaense chegavam a 11% como consta no relatório oficial, mas já em maio ultrapassam 18%, com a finalização das duas primeiras etapas. O secretário também lembrou que a Arena já tem mais de 50% das obras físicas prontas, necessitando de adaptações ao caderno de encargos da Fifa.

Ele afirmou que a cidade de Curitiba já está preparada para receber a Copa, mesmo se não tivesse nenhuma outra intervenção urbana, pois existem atualmente mais de 600 obras em andamento na capital. Mario Celso também ressaltou que o planejamento que foi feito ao longo dos anos coloca a cidade na vanguarda, inclusive com o sistema BRT, com canaletas exclusivas, hoje imitado por mais de sete capitais.

O secretário ainda falou sobre o legado que está sendo conquistado. “Hoje nós já somamos mais de R$ 2 bilhões em investimentos, são obras e equipamentos que o Paraná está ganhando. São conquistas nas áreas de energia elétrica, segurança, saúde, mobilidade urbana, tecnologia da informação e tantas outras”, lembrou Mario Celso Cunha. A reunião com coletiva de imprensa, no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília, foi encerrada com a fala do secretário Paranaense.

Mario Celso acompanhou a apresentação do balanço de obras, em Brasília, e que contou com a presença dos ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades), de Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil, Leônidas Cristino, da Secretaria de Portos; e Luis Fernandes, secretário executivo do ministério do Esporte.

No encontro, o Aldo Rebelo lembrou que desde o último balanço apresentado pelo governo federal, em setembro de 2011, o número de obras em andamento teve um aumento de 76%, contando hoje com 60 obras nas 12 cidades-sede.

Aldo Rebelo destacou também que a Copa do Mundo traz inúmeras oportunidades de desenvolvimento para o país, gerando muitos novos empregos desde já. “A Copa já é uma realidade no Brasil, e já gerou 300 mil empregos”.

Também estiveram presentes na reunião, os vereadores da Comissão Especial da Copa do Mundo, da Câmara Municipal de Curitiba, Pedro Paulo e Juliano Borghetti; a deputada federal Cida Borguetti, e a engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Susana Lins Costa.