Secretário quer novo modelo de gestão e dará apoio para pesquisa do transporte da RMC 22/03/2013 - 10:00

O Governo do Estado propôs apoio financeiro para que a Prefeitura de Curitiba, através da Urbanização de Curitiba (URBS), execute uma pesquisa que sobre a origem e destino dos passageiros que utilizam a Rede Integrada de Transporte (RIT), que atende a Capital e outros 12 municípios.

“Temos total interesse em saber o custo real de cada linha da rede integrada que atende a Região Metropolitana de Curitiba”, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. Para ele, deve haver uma ampla discussão sobre o modelo de gestão da rede integrada. “Vamos pensar juntos um modelo de gestão para os próximos 20 anos”, disse.

O secretário afirmou que o processo de reavaliação do sistema deve envolver a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura de Curitiba e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

Ratinho Junior se reuniu com o presidente da URBS, Roberto Gregório, na noite de quarta-feira (20/03), para tratar do assunto e informou que o Estado pode financiar até um terço da pesquisa de origem/destino. Outros temas do encontro foram o estabelecimento de uma agenda única; discussão operacional; e composição tarifária da RIT.

Gregório convidou o Governo do Estado a participar do grupo de discussão e análise que pretende definir a composição tarifária do sistema de integrado de transporte coletivo. A proposta de fazer a pesquisa em conjunto foi bem recebida pelo presidente da URBS w nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (25), às 8h30, na sede da URBS.

Participaram do encontro o diretor-geral da secretaria do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, e o procurador jurídico Luciano Borges. Pela URBS, estiveram presentes também o diretor de transportes, Antônio Carlos Araújo, e o diretor jurídico, Rodrigo Grevetti.