Seminário debate Ruas do Futuro em Curitiba 26/11/2013 - 15:55

A mobilidade é uma questão central que está diretamente ligada ao acesso nas cidades, aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Para debater essa problemática presente inclusive nas grandes cidades em todo o Mundo, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) realiza no dia 3 de dezembro, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae/PR, o “Seminário Soluções para Cidades: Ruas do Futuro – O papel das vias na qualidade de vida de uma cidade”.

O seminário é direcionado para arquitetos, engenheiros e gestores públicos. Conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Paraná Cidade, Sebrae/PR e Sindicato das Indústrias de Produtos e Artefatos de Cimento, Fibrocimento e Ladrilhos Hidráulicos do Estado do Paraná (Sindicaf).

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Inscrições na Regional Sul da ABCP pelo telefone (41) 3353-7426 ou pelo e-mail kainan.ribeiro@abcp.org.br.

13h30 – Recepção;
14h - Abertura com Carlos Roberto Massa Junior – Ratinho Jr. Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná.
14h20  - Instituto Soluções para Cidades e o Projeto Ruas do Futuro Engª Érika Mota – Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP);
14h40 - A importância do pavimento para a arquitetura das cidades Arqtº Guilherme Takeda – Takeda Arquitetura e Paisagismo;
15h20 - Pavimento e Meio ambiente, como melhorar esta relação? Engº Cláudio Oliveira Silva – Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP);
15h50 - Uso de Pavimentos Intertravados na Pavimentação Viária em Porto Alegre/RS Engª Larry Rivoiere Junior – Prefeitura Municipal de Porto Alegre;
16h50 Moderação de Tráfego: Influência do Pavimento na Vitalidade Urbana. Engª Heloísa Maria Barbosa – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
17h30 - Obras de pavimentação: Aspectos sociais e Operacionais Engº Alexsander Maschio – Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP);
18h -  Reurbanização de Blumenau: Como se iniciou a transformação da cidade e sua continuidade Engº Alexandre Gevaerd – Prefeitura de Blumenau/SC.