Técnicos da RMC recebem treinamento para trabalhar com georreferenciamento 17/04/2013 - 11:00

Servidores de 14 municípios passaram por um curso sobre noções de cartografia para que possam trabalhar com geoprocessamento e, desta maneira, inserir dados no Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas (Metrogeo).

O Metrogeo está em desenvolvimento e vai oferecer uma base de dados contendo informações confiáveis de Curitiba e municípios da Região Metropolitana em diversas áreas, como educação, saúde, segurança e transporte. As informações serão publicadas em um portal na internet. Com elas, as prefeituras poderão gerenciar de forma mais racional os recursos públicos aplicados nesses segmentos.

O curso foi promovido em Campo Largo, no dia 15 de abril, pela Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (SMAM), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) .

O projeto está em desenvolvimento pelo Ippuc desde o ano passado e conta com a participação de 18 das 29 cidades que integram a RMC. A previsão é que o portal esteja no ar no segundo semestre deste ano.

O sistema de Georreferenciamento é alimentado por mapeamentos do próprio Ippuc, dos municípios da RMC (em diferentes níveis), de órgãos estaduais (como Sanepar e Copel) e também com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatístIca (IBGE), criando um cadastro bem mais complexo.

Em Curitiba, o georreferenciamento é utilizado há mais de uma década.